O Passeio de Bia (vídeo): Apresentação e Validade Interna e Externa de um Recurso para a Promoção de Habilidades Sociais de Pré-Escolares
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O aprendizado de habilidades sociais pode ocorrer de forma natural, porém quando isso não ocorre, é necessário criar condições para essa aprendizagem. Uma dessas condições é o uso de diferentes recursos (livros, vídeos, jogos), associados ou não a programas de habilidades sociais. Esse trabalho descreve o processo e o produto da elaboração de um vídeo em que a personagem principal (Bia) apresenta modelo de alternativas de habilidades sociais diante de seis demandas: fazer pedido a sua mãe, recusar oferta de carona, solucionar uma briga entre amigas, ajudar uma senhora a atravessar a rua, fazer pedido e negociar para tomar sorvete, e fazer convites. As etapas de pré-produção, produção, filmagem e pós-produção do vídeo são descritas e os indicadores de validade interna e externa obtidos posteriormente são analisados.
Downloads
Detalhes do artigo
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
ABREU-RODRIGUES, J.; SANABIO-HECK, E. T. Instruções e auto-instruções: contribuições da pesquisa básica. In: ABREU, C. N.; GUILHARDI, H. J. Terapia comportamental e cognitivo-comportamental. São Paulo: Roca, 2004. p. 152-168.
BANDURA, A. Influence of model's reinforcement contingencies on the acquisition of imitative responses. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, n. 1, p. 689-695, Jun. 1965.
BANDURA, A. Social learning theory. Cidade Stanford University, 1977.
______. A evolução da teoria social cognitiva. In: BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 15-42.
BANDURA, A.; ROSS, D.; ROSS, S. A. Transmission of aggression through imitation of aggressive models. Journal of Abnormal and Social Psychology, Washington, v. 63, n. 3, p. 575-582, Nov. 1961.
______. A comparative test of the status, social power, and secondary reinforcement theories of identificatory learning. Journal of Abnormal and Social Psychology, Washington, v. 67, n. 6, p. 527-534, Jan. 1963.
CAIRNS, R. B. A contemporary perspective on social development. In: STRAIN, P. S.; GURALNICK, M. J.; WALKER, H. M. Children’s social behavior: development, assessment and modification. Orlando: Academic Press, 1986. p. 3-47.
COOK, C. R. et al. Social skills training with secondary EBD students: a review and analysis of meta-analytic literature. Journal of Emotional and Behavioral Disorders, Austin, v. 16, n. 3, p. 131-144, Mar. 2008.
COSTA, A. E. B. Modelação. In: BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 123-148.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes, 2001.
______. Luz, câmera, ação: desenvolvendo um sistema multimídia para avaliação de habilidades sociais em crianças. Avaliação Psicológica, Itatiba, v. 2, n. 2, p. 155-164, dez. 2003.
DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2005.
______. Avaliação de habilidades sociais: bases conceituais, instrumentos e procedimentos. In: ______. Psicologia das habilidades sociais: diversidade teórica e suas implicações. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 189-231.
DILWORTH, J. E.; MOKRUE, K.; ELIAS, K. M. M. The efficacy of a video-based teamwork-building series with urban elementary school students – a pilot investigation. Journal of School Psychology, Tuscaloosa, v. 40, n. 4, p. 329-346, July/Aug. 2002.
FEITOSA, F. B. et al. Desempenho acadêmico e interpessoal em adolescentes portugueses. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 2, p. 259-266, jun. 2009.
LOPES, D. C. Recursos multimídia na promoção de habilidades sociais com crianças com dificuldades de aprendizagem. 2009. 232 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial)–Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
MOLINA, R. C. M.; DEL PRETTE, Z. A. P. Funcionalidade da relação entre habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem. PsicoUSF, Itatiba, v. 11, n. 1, p. 53-63, jan./jun. 2006.
OLAZ, F. O. Contribuições da teoria social cognitiva de Bandura para o treinamento de habilidades sociais. In: DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais: diversidade teórica e suas implicações. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 113-148.
SALDAÑA, M. R. R.; DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. A importância da teoria da aprendizagem social na constituição da área do treinamento de habilidades sociais. In: GUILHARDI, H. J. et al. Sobre comportamento e cognição: contribuições para a construção da teoria do comportamento. Santo André: ESETec, 2002. v. 9, p. 269-283.
SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes, 1953.
TRENTACOSTA, C. J.; IZARD, C. E. Kindergarten children’s emotion competence as a predictor of their academic competence in first grade. Emotion, Washington, v. 7, n. 1, p. 77-88, Feb. 2007.