A relação Ator-Palco-Platéia: um Estudo da Aprendizagem do Devir-Consciente no Teatro

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Gilead Marchezi Tavares
Vivianni Barcellos de Araujo

Resumo

Investiu-se no processo de criação da personagem no teatro para investigar os dispositivos cognitivos que rompem com o modo de funcionamento do pensamento cunhado na modernidade. Para a análise, foi utilizado o conceito de devir-consciente, o qual se trata do ato de tornar consciente algo que nos habita de modo pré-reflexivo, afetivo e opaco. Este trabalho buscou conhecer a percepção do ator relativa à construção da personagem e suas implicações no modo de vida do artista, tendo como foco investigativo a relação ator-palco-platéia. Apresentou-se como metodologia um estudo de caso a partir do acompanhamento de ensaios e apresentações públicas de peça teatral. Entendemos que cada ator, nos ensaios e apresentações da peça, coloca em ato o devir-consciente e empreende uma aprendizagem sobre tal processo, criando suas personagens e recriando a si mesmo em uma cadência entre ele próprio, o público e o espaço que utiliza para atuar.

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Como Citar
Tavares, G. M., & Araujo, V. B. de. (2011). A relação Ator-Palco-Platéia: um Estudo da Aprendizagem do Devir-Consciente no Teatro. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 13(3), 194–205. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/2749
Seção
Artigos

Referências

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