Identificação de Fatores que Interferem na Distribuição de Panfletos em Locais Públicos

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José Gonçalves Medeiros
Jane Daura da Silveira
Lílian Costa Silveira

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar fatores que interferem no comportamento de aceitar ou recusar panfletos em locais públicos. Foram observados 270 transeuntes, classificados por sexo e faixas de idade aproximada, além da observação e entrevista com 10 panfletistas em atividade. Os panfletos foram categorizados em: produto de consumo, de financiamento, eleitoral, de prestação de serviço e religioso. Organizou-se o comportamento dos transeuntes em quatro classes: recusar, ler, guardar e jogar fora. Foram as mulheres que mais recusaram e ou jogaram fora os panfletos recebidos. No caso das categorias "ler e guardar", foram os homens que mais guardaram e/ou leram os panfletos recebidos. As categorias prestação de serviços e religioso apresentaram o maior percentual de panfletos distribuídos. O modo de se dirigir aos transeuntes, o local, o horário e outros fatores foram indicados como possíveis determinantes da interação entre panfletistas e transeuntes. Neste artigo, são abordadas as decorrências da alienação do trabalho apresentada pelos panfletistas.

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