Normatização do Instrumento para Breve Avaliação da Leitura, Escrita e Compreensão (IBALEC)

Conteúdo do artigo principal

Gislaine Gasparin Nobile
Flávio Rebustini
https://orcid.org/0000-0002-3746-3266
Sylvia Domingos Barrera
https://orcid.org/0000-0001-7924-2755

Resumo

Elaborado com base no referencial teórico da Psicologia Cognitiva, o IBALEC destina-se a avaliar as habilidades básicas de leitura, escrita e compreensão da leitura em alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Neste estudo são apresentados os resultados das análises de normatização do Instrumento, que foi aplicado individualmente em 825 alunos (439 do sexo masculino e 386 do sexo feminino; M = 8,5 anos; DP = 1,65) da rede pública de ensino. Os resultados indicam um aumento do escore total obtido pelos participantes de acordo com o aumento dos anos escolares, o que demonstra boa sensibilidade do Instrumento na discriminação das habilidades avaliadas em função da escolaridade. A normatização dos resultados, estabelecendo três faixas de desempenho (defasado, satisfatório e superior) para cada ano escolar mostrou-se adequada aos objetivos do IBALEC, de oferecer a profissionais da Saúde e da Educação uma ferramenta que permita a avaliação breve de aspectos básicos do domínio da língua escrita.

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Seção
Psicologia e Educação

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