Preditores da Qualidade de Vida no Trabalho em Professores da Educação Básica

Conteúdo do artigo principal

Pricila Kunh
Michelle Engers Taube
Mary Sandra Carlotto

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar o poder preditivo das variáveis sociodemográficas, laborais, condições de trabalho e saúde no período pandêmico/Covid-19 para a qualidade de vida no trabalho (QVT). Como instrumentos, utilizou-se um questionário de dados sociodemográficos, laborais e questões relacionadas às condições de trabalho e saúde no período pandêmico/Covid-19 e a escala de avaliação da QVT. A amostra foi constituída por 189 professores da Educação Básica. Realizou-se análise de regressão linear múltipla (método stepwise), e os resultados revelaram modelos explicativos para a QVT constituídos, em sua maioria, por variáveis relacionadas à pandemia e percepção de saúde geral. Nesse sentido, indicam a importância do contexto pandêmico para a QVT em professores, isto é, perceber-se saudável e receber assistência e apoio por parte da instituição de ensino. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

Amâncio, D. L. P., Mendes, D. C., & Martins, S. (2021). Qualidade de Vida no Trabalho nas organizações públicas brasileiras: uma revisão integrativa da literatura. Teoria e Prática em Administração, 11(2), 88–102. https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11n2.57593

Brasil (2020). Diretrizes Para Orientar Escolas da Educação Básica e Instituições de Ensino Superior. Aprovada no dia 28 de abril de 2020, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Brasília: Ministério da Educação. Bridi, M. A. (2020). A pandemia COVID-19: Crise e deterioração do mercado de trabalho no Brasil. Estudos Avançados, 34(100), 141–165. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.010

Britto, A., & Waltenberg, F. (2021). Atratividade da carreira de professor da Educação Básica pública no Brasil. https://www.ie.ufrj.br/images/IE/grupos/cede/2021/publicações/informes%20de%20pol%C3%ADtica%20pública/IPP-001-BRITTO-A-WALTENBERG-F.-2021.-Atratividade-da-carreira-de-professor-da-Educacao-Basica-publica-no-Brasil.pdf

Catapan, A., Bonfim, B. L. S, Panucci-Filho, L., Oliveira, E. G., Vila, E. W., & Reis, E. B. (2014). Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): uma análise em professores do Ensino Médio e Superior do Brasil. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, 6(2),130–138. https://doi.org/10.3895/S2175-08582014000200007

Cipriani, F. M. Moreira, A. F. B., & Carius, A. C. (2021). Atuação Docente na Educação Básica em Tempo de Pandemia. Educação & Realidade, 46(2), e105199. https://doi.org/10.1590/2175-6236105199

Clemente, A. C. F., & Stoppa, E. A. (2020). Lazer doméstico em tempos de pandemia da COVID-19. Licere, 23(3), 460–484. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25524

Dai, H., Zhang, S. X., Looi, K. H., Su, R., & Li, J. (2020). Perception of health conditions and test availability as predictors of adults’ mental health during the COVID-19 Pandemic: A survey study of adults. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17, e5498. https://doi.org/10.3390/ ijerph17155498

Del-ben, L. et al. (2019). Sobre a docência de música na educação básica: um estudo sobre as condições de trabalho e a realização profissional de professores(as) de música. Opus, 25(2), 144–173. https://doi. org/10.20504/opus2019b2507

Field, A. (2009). Descobrindo a estatística usando o SPSS-2. Porto Alegre, RS: Artmed. Figueira, T. G., & Ferreira, M. C. (2013). QVT: “Sentir-se bem depois de um dia de trabalho”. Revista Laborativa, 2(1), 27–45. https://ojs.unesp.br/index.php/rlaborativa/article/view/856

Le, K., & Nguyen, M. (2020). The Psychological Consequences of COVID-19 Lockdowns. Munich Personal RePEc Archive. https://mpra.ub.uni-muenchen.de/104861/1/MPRA_paper_104861.pdf

Marôco, J. (2007). Análise estatística com utilização do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo. Oliveira, M. L.C. L. 2020. Deslocamentos territoriais da docência-discência na Educação Básica: tensões e desafios em tempos de pandemia. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, 7(13), 9–21. https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3168

Paludo, E. F. (2020). Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, 17(2), 44–53. https://doi. org/10.5007/1806-5023.2020v17n2p44

Previtali, F. S., & Fagiani, C. C. (2021). Educação básica sob a pandemia COVID-19 no Brasil e a educação que convém ao capital. Revista Trabalho, Política e Sociedade, 6(11), 499–518. https://doi.org/10.29404/ rtps-v6i11.907

Rabelo, C. B., Camarini, G., & Chamon, E. M. Q. de O. (2021). Qualidade de vida no trabalho: estudo com professores do sul de Minas Gerais. Interação, 23(2), 69–90. https://doi.org/10.33836/Interação.v23i2.595

Rueda, F. J. M., Ottati, F., Pinto, L. P., Lima, T. H., & Bueno, J. M. P. (2013). Construção e validação de uma Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho. Avaliação Psicológica, 12(1), 43–50. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712013000100007&lng=pt

Silva, D. de C. I., & Leite, A. G. (2020). Análise sobre a percepção de saúde física e psicológica de professores brasileiros durante as aulas remotas na pandemia de COVID-19. EaD em Foco, 11(1), e1546. https://doi. org/10.18264/eadf.v11i1.1546