Escala de Avaliação do Transtorno Específico da Aprendizagem: Construção Evidências de Validade e Confiabilidade

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Edgar Weslei Aragão
Cíntia Ribeiro Martins
Neander Abreu

Resumo

O transtorno específico da aprendizagem (TEAp) causa prejuízos na aquisição das habilidades de leitura, escrita e matemática, com prevalência em torno de 5% em crianças em idade escolar. No âmbito nacional, observa-se uma escassez de escalas para rastrear os sintomas do TEAp. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo elaborar itens e apresentar evidências de validade e confiabilidade da Escala de Avaliação do Transtorno Específico da Aprendizagem (ESATA), uma escala do tipo Likert desenvolvida para professores do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Elaboraram-se 80 itens referentes aos domínios de leitura, escrita e matemática e, em seguida, realizaram-se análises teóricas e empíricas do instrumento. Após a análise de juízes, 76 itens apresentaram índice de validade de conteúdo (IVC) variando de 0,86 a 1, sendo o IVC total = 0,98. A análise semântica demonstrou facilidade de compreensão dos itens. A análise fatorial exploratória (AFE) realizada com uma amostra de 308 professores do 2º ao 5º ano de 19 estados brasileiros identificou um melhor ajuste dos dados numa estrutura bifatorial, sendo o primeiro fator denominado Leitura e Escrita, com cargas variando de .44 a .89, e o segundo fator denominado Matemática, com cargas variando de .57 a .94. Ambos os fatores explicaram 58% da variância. O  de Cronbach para a escala total foi de .99, indicando excelente confiabilidade da ESATA com 74 itens. 

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