Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais sobre o Clima Escolar
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Habilidades sociais pode interferir no comportamento dos alunos e por consequência no ambiente, favorecendo o clima escolar e a aquisição do conhecimento. Desta forma, esta pesquisa objetivou identificar os efeitos de um THSarticiparam 21 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (11 do grupo Experimental e 10 do grupo Controle) com idades entre 14 e 16 anos (MD=14,38; DP = 1,07). Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e a Escala de Clima da Escola de Delaware Estudante. Foram realizadas dez sessões, com encontros semanais de 50 minutos. Para análise de dados, utilizou-se os testes: rô de Spearman, Wilcoxon e Mann-Whitney para amostras independentes. Observou-se correlações positivas de moderada a forte entre os fatores das habilidades sociais e as dimensões do clima para todos os participantes do grupo intervenção. No grupo controle, identificou-se correlações negativas e positivas.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Bear, G.G., Holst, B., Lisboa, C., Chen, D., Yang, C., & Chen, F. F. (2016). A Brazilian Portuguese survey of school climate: Evidence of validity and reliability. International Journal of School & Educational Psychology, 4(3), 165-178
Bear, G. G., Gaskins, C., Blank, J., & Chen, F. F. (2011) Delaware School Climate Survey-Student: Its factor structure, concurrent validity, and reliability. Journal of School Psychology, 49, 157-174.
Brand, S., Felner, R. D., Seitsinger, A., Burns, A., & Bolton, N. (2008). A large scale study of the assessment of the social environment of middle and secondary schools: The validity and utility of teachers’ ratings of school climate, cultural pluralism, and safety problems for understanding school effects and school improvement. Journal of School Psychology, 46, 507–535. doi:10.1016/j.jsp.2007.12.001
Cardoso, J. K. S., Coelho, L. B. Coelho, & Martins, M. G. T. (2017). Crescer para saber: O Treinamento de habilidades sociais e assertividade com adolescentes em âmbito escolar. Revista Eletrônica Estácio Papirus,4(2), 215-231.
Colombo, T. F. S. (2018). A Convivência na escola a partir da perspectiva de alunos e professores: Investigando o clima e a sua relação com o desempenho escolar em uma instituição de Ensino Fundamental II e Médio. Universidade Estadual Paulista,” Julio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus Marília
Cornejo, R., & Redondo, J. M. (2001). El clima escolar percibido por losalumnos de enseñanzamedia: Una investigación em algunosliceos de La RegiónMetropolitana. Ultima Década, 9(15), 11-52. doi: 10.4067/S0718-22362001000200002.
Del Prette, Z. A., & Del Prette, A. (2017). Competência Social e Habilidades Sociais: Manual teórico-prático. Petropólis, RJ: Vozes.
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2010). Programa vivencial de habilidades sociais: características sob a perspectiva da análise do comportamento. In M. R.Garcia, P. Abreu, E. N. P., Cillo, P. B., Faleiros, & P. P. Queiroz (Orgs). Comportamento e Cognição: Terapia comportamental e cognitiva (pp. 127-139). Santo André, SP: ESETec.
Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2009). Avaliação de habilidades sociais: Bases conceituais, instrumentos e procedimentos. In A. Del Prette& Z. A. P. Del Prette(Orgs.), Psicologia das Habilidades Sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 187-229). RJ: Vozes.
Díaz-Aguado, M. J. (1996).Escuela y tolerancia, Madrid, Pirámide.
Faijão, W., Carneiro, G. R. S.,Bruni, A. R., &Montiel, J. M. (2010). Aplicação de um Treinamento de Habilidades Sociais em crianças do ensino fundamental. Encontro: Revista de Psicologia, 13(19), 69-89.
Haynes, N.,Emmons, C.,& Ben-Avie, M. (1997).School climate as a factor in student adjustment and achievement. Journal of Educational and PsychologicalConsultation, 83, 321-329.
Mccabe, P. C., &Altamura, M. (2011). Empirically valid strategies to improve social and emotional competence of preschool children. Psychology in the Schools,48, 513-540.
Osti, A., &Matinelli, S. C. (2013). Desempenho escolar: análise comparativa em função do sexo e percepção dos estudantes. Educação e Pesquisa, aheadofprint, 1-11.
Pasche, A. D, Vidal, J L.,Schott, F.,Barbosa, T. P.,Vasconcellos, S. J. L. (2019). Treinamento de Habilidades Sociais no Contexto Escolar - Um Relato de Experiência. Revista de Psicologia da IMED, 11(2), 166-179.
Pereira-Guizzo, C. S., Del Prette, A., Del, Del Prette, Z. A. P.,&Leme, V. B. R. (2018). Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho. Psicologia Escolar e Educacional, 22(3), 573-581. doi:10.1590/2175-35392018035449.
Rodríguez, S., & Montanero, M. (201). Estudio del entrenamiento en habilidades sociales de un grupo de 2º de la E.S.O. Tarbiya, Revista De Investigación E Innovación Educativa, (33). Recuperado a partir de https://revistas.uam.es/tarbiya/article/view/7256.
Souza, M. S. (2018). Treinamento de Habilidades Sociais para alunos do Ensino Fundamental I em situação de vulnerabilidade social (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós Graduação da Universidade Salgado de Oliveira, Rio de Janeiro, Brasil.
Ttofi, M. M., & Farrington, D. P. (2011). Effectiveness of school based programs to reduce bullying: A systematic and metal-analytic review. Journal of Experimental Criminology, 7, 27-56.
Treviño, E. (2010). Factores Asociados al Logro Cognitivo de los Estudiantes de América Latina y el Caribe. LLECE – UNESCO. Santiago de Chile.
Vinha, T. P., Morais, A., Tognetta, L. R. P., Azzi, R. G., Aragão, A. M. F., Marques, C. A. E., Silva, L. M. F., Moro, A., Vivaldi, F. M. D C., Ramos, A. M., Oliveira, M. T. A., & Bozza, T. C. L. (2016). O clima escolar e a convivência respeitosa nas instituições educativas. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, 27(4), 96-127. doi: 10.18222/eae.v27i64.3747.
Vinha, T. P., Morais, A., Tognetta, L. R. P., Azzi, R. G., Aragão, A. M. F., Marques, C. A. E., Silva, L. M. F., Moro, A., Aragão, A. M. F., & Morais, A. (2018). O clima escolar na perspectiva dos alunos de escolas públicas. Educação e Cultura Contemporânea 15(40), 163-186. doi: 10.5935/2238-1279.20180052.
Yang, C., Chan, M., &Ma, T. (2020). School-wide social emotional learning (SEL) and bullying victimization: Moderating role of school climate in elementary, middle, and high schools. Journal of School Psychology, 82, 49-69.