Compreensão da Leitura e o Processo Inferencial de um Estudante Idoso

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Alex Barbosa Abreu Pinto
Sandra Patrícia Ataíde Ferreira

Resumo

Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado que investigou a compreensão da leitura e o processo inferencial de estudantes idosos de uma turma de jovens e adultos. Serão considerados apenas os dados de um dos participantes, construídos através de entrevistas semiestruturadas e sessões de leitura. As entrevistas objetivaram identificar as histórias de vida e de leitura do participante. As sessões de leitura consistiram em responder a perguntas inferenciais sobre dois textos – um cordel e um poema –, que foram divididos em partes previamente estabelecidas pelo pesquisador. Os resultados evidenciaram que: a compreensão da leitura e o processo inferencial do participante basearam-se principalmente no material textual; houve relação entre as histórias de vida e de leitura do participante e sua compreensão dos textos; e, ainda houve maiores dificuldades do participante na leitura do gênero poético do que na leitura do gênero cordel.

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Seção
Psicologia e Educação

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