Tarefa Complexa de Teoria da Mente: Validade Baseada nas Relações com Variáveis Externas

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Elissandra Serena de Abreu
Paola Rocco Rodrigues
Juliana Merello Perna
Aleska Neves Mendes
Tatiana Pontrelli Mecca
Natália Martins Dias
Rochele Paz Fonseca

Resumo

A maior parte das pesquisas sobre da Teoria da Mente (ToM) concentra-se nos anos pré-escolares, com poucos estudos direcionados aos anos posteriores da infância. Estudos nacionais para além da idade pré-escolar, considerando o impacto de aspectos como a idade e o tipo de escola, são necessários. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da idade e do tipo de escola no desempenho em uma tarefa complexa de ToM de crianças de 6 a 9 anos de idade. Participaram 98 crianças de escolas privadas e públicas. Resultados obtidos mostraram que estudantes de escola privada obtiveram desempenho superior na tarefa; houve diferenças significativas no desempenho conforme a idade. Ambas as variáveis se mostraram relevantes para o desempenho em ToM, e por isso devem ser consideradas na elaboração de normas. Este estudo disponibilizou dados normativos preliminares para uma tarefa complexa de ToM, suprindo uma lacuna no instrumental nacional para avaliação desta habilidade.

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Seção
Avaliação Psicológica

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