Conhecimento em Avaliação Psicológica: Um Estudo com Alunos de Psicologia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar o conhecimento de estudantes de psicologia a respeito de conteúdos relacionados à avaliação psicológica. Participaram 180 alunos de 1º e 5º anos, de uma instituição de ensino do interior de São Paulo. Para a realização deste trabalho, foi elaborado um teste com 45 itens, com questões dicotômicas, cujo objetivo era investigar o conceito de avaliação, o uso de instrumentos e a aprendizagem de testes. Os resultados indicaram que houve diferença significativa entre os grupos de 1º e 5º anos em aproximadamente metade dos itens e que, de uma forma geral, os sujeitos do 5o ano obtiveram melhores desempenhos do que os do 1º.
Downloads
Detalhes do artigo
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
ALCHIERE, J. C., & BANDEIRA, D. R. Ensino da Avaliação Psicológica no Brasil. In PRIMI, R (Org.). Temas em Avaliação Psicológica (pp. 35-39). Campinas: Impressão Digital do Brasil Gráfica e Editora Ltda, 2002.
ALVES, I. C. B., ALCHIERE, J. C., & MARQUES, K. Panorama Geral do Ensino das Técnicas de Exame Psicológico no Brasil. I Congresso de Psicologia Clínica – programa e resumos. Universidade Presbiteriana Mackenzie, p. 10-11, 2001.
ANASTASI, A. &, URBINA, S. Testagem Psicológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
ANDRIOLA, W. B. Os Testes Psicológicos no Brasil: Problemas Pesquisas e Perspectivas para o Futuro. Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, vol. 3 p. 77 – 82, 1995.
ANDRIOLA, W. B. Avaliação Psicológica no Brasil: considerações a respeito da formação dos psicólogos e dos instrumentos utilizados. Psique, v. 6, n. 8: 98-108, 1996.
BASTOS, A. V. B. Rumos, problemas e dimensão pessoal da formação em psicologia. XXXI Reunião Anual de Psicologia. Resumos, p. 20, 2001.
BUENO, M. H. Inteligência Emocional: um estudo de validade da capacidade de perceber emoções. Dissertação de Mestrado. Universidade São Francisco, São Paulo, 2002, 70p.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA - CFP. Câmara de Testes é Formada para Qualificar Instrumentos. Jornal do CFP, ano XII, n. 50, 1997.
CRUCES, A. V. V. A formação e o preparo para o trabalho em educação. Anais IX Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, p. 54, 2002.
CUNHA, J. A. e colaboradores Psicodiagnóstico-V. 5a edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
JACQUEMIN A. Ensino e Pesquisa sobre Testes Psicológicos. Boletim de Psicologia, v. XLV, n. 102: p. 19-21, 1995.
LIMA, R. A. O Reflexo das Atividades Práticas no Processo de Ensino-aprendizagem das Técnicas de Exame Psicológico. Anais do II Encontro sobre Psicologia Clínica, p. 156-158, 1999.
MALUF, M. R. Antigos e novos problemas na formação do psicólogo brasileiro. XXXI Reunião Anual de Psicologia. Resumos, p. 21, 2001.
MUNHÓZ, A. M. H., DAMIÃO, J. B. B., GOMES, L. M., & QUELHO, A. M. C. O processo psicodiagnóstico na USF: considerações e Reformulações. VII Encontro Estadual de Clínicas-Escola. Construindo Identidade Profissional: Competências e Ética, p. 144, 1998.
NORONHA, A. P. P.; OLIVEIRA, A. F.; COBÊRO, C.; PAULA, L. M.; CANTALICE, L. M.; GUERRA, P. B. C.; FILIZATTI, R. & MARTINS, R. Instrumentos psicológicos mais conhecidos por estudantes do Sul de Minas Gerais. Revista do IBAP, v. 1, n. 2) 151-158, 2002.
NORONHA, A. P. P.; OLIVEIRA, K. L., & BERALDO, F. N. M. (no prelo). Instrumentos Psicológicos mais Conhecidos e Utilizados por Estudantes e Profissionais de Psicologia. Revista de Psicologia Escolar e Educacional, v. 7, n. 1.
PEREIRA, A. P. C., & CARELLOS, S. D. M. S. Examinando o Ensino das Técnicas de Exame Psicológico. Caderno de Psicologia, v. 3, n. 4: p. 33-36, 1995.
PRIMI, R. BPR-5 - Manual. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
PRIMI, R., & MUNHÓZ, A. M. H. Um Estudo Sobre proficiência na Disciplina Técnica de Exame Psicológico (TEP). PSICO-USF, v. 3, n. 2: 75-86, 1998.
WECHSLER, S. M. Avaliação Cognitiva e a Realidade Brasileira. Anais do VII Encontro Nacional sobre Testes psicológicos e I Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica. Porto Alegre, RS, p. 25-27, 1997.