Conhecimento em Avaliação Psicológica: Um Estudo com Alunos de Psicologia

Contenido principal del artículo

Ana Paula Porto Noronha
Camila Rafaela Baldo
Patrícia Fagnani Barbin
Joseane Vasconcellos de Freitas

Resumen

O presente estudo teve como objetivo analisar o conhecimento de estudantes de psicologia a respeito de conteúdos relacionados à avaliação psicológica. Participaram 180 alunos de 1º e 5º anos, de uma instituição de ensino do interior de São Paulo. Para a realização deste trabalho, foi elaborado um teste com 45 itens, com questões dicotômicas, cujo objetivo era investigar o conceito de avaliação, o uso de instrumentos e a aprendizagem de testes. Os resultados indicaram que houve diferença significativa entre os grupos de 1º e 5º anos em aproximadamente metade dos itens e que, de uma forma geral, os sujeitos do 5o ano obtiveram melhores desempenhos do que os do 1º.


 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Sección
Artigos

Citas

ALCHIERE, J. C., & BANDEIRA, D. R. Ensino da Avaliação Psicológica no Brasil. In PRIMI, R (Org.). Temas em Avaliação Psicológica (pp. 35-39). Campinas: Impressão Digital do Brasil Gráfica e Editora Ltda, 2002.

ALVES, I. C. B., ALCHIERE, J. C., & MARQUES, K. Panorama Geral do Ensino das Técnicas de Exame Psicológico no Brasil. I Congresso de Psicologia Clínica – programa e resumos. Universidade Presbiteriana Mackenzie, p. 10-11, 2001.

ANASTASI, A. &, URBINA, S. Testagem Psicológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

ANDRIOLA, W. B. Os Testes Psicológicos no Brasil: Problemas Pesquisas e Perspectivas para o Futuro. Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, vol. 3 p. 77 – 82, 1995.

ANDRIOLA, W. B. Avaliação Psicológica no Brasil: considerações a respeito da formação dos psicólogos e dos instrumentos utilizados. Psique, v. 6, n. 8: 98-108, 1996.

BASTOS, A. V. B. Rumos, problemas e dimensão pessoal da formação em psicologia. XXXI Reunião Anual de Psicologia. Resumos, p. 20, 2001.

BUENO, M. H. Inteligência Emocional: um estudo de validade da capacidade de perceber emoções. Dissertação de Mestrado. Universidade São Francisco, São Paulo, 2002, 70p.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA - CFP. Câmara de Testes é Formada para Qualificar Instrumentos. Jornal do CFP, ano XII, n. 50, 1997.

CRUCES, A. V. V. A formação e o preparo para o trabalho em educação. Anais IX Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, p. 54, 2002.

CUNHA, J. A. e colaboradores Psicodiagnóstico-V. 5a edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

JACQUEMIN A. Ensino e Pesquisa sobre Testes Psicológicos. Boletim de Psicologia, v. XLV, n. 102: p. 19-21, 1995.

LIMA, R. A. O Reflexo das Atividades Práticas no Processo de Ensino-aprendizagem das Técnicas de Exame Psicológico. Anais do II Encontro sobre Psicologia Clínica, p. 156-158, 1999.

MALUF, M. R. Antigos e novos problemas na formação do psicólogo brasileiro. XXXI Reunião Anual de Psicologia. Resumos, p. 21, 2001.

MUNHÓZ, A. M. H., DAMIÃO, J. B. B., GOMES, L. M., & QUELHO, A. M. C. O processo psicodiagnóstico na USF: considerações e Reformulações. VII Encontro Estadual de Clínicas-Escola. Construindo Identidade Profissional: Competências e Ética, p. 144, 1998.

NORONHA, A. P. P.; OLIVEIRA, A. F.; COBÊRO, C.; PAULA, L. M.; CANTALICE, L. M.; GUERRA, P. B. C.; FILIZATTI, R. & MARTINS, R. Instrumentos psicológicos mais conhecidos por estudantes do Sul de Minas Gerais. Revista do IBAP, v. 1, n. 2) 151-158, 2002.

NORONHA, A. P. P.; OLIVEIRA, K. L., & BERALDO, F. N. M. (no prelo). Instrumentos Psicológicos mais Conhecidos e Utilizados por Estudantes e Profissionais de Psicologia. Revista de Psicologia Escolar e Educacional, v. 7, n. 1.

PEREIRA, A. P. C., & CARELLOS, S. D. M. S. Examinando o Ensino das Técnicas de Exame Psicológico. Caderno de Psicologia, v. 3, n. 4: p. 33-36, 1995.

PRIMI, R. BPR-5 - Manual. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.

PRIMI, R., & MUNHÓZ, A. M. H. Um Estudo Sobre proficiência na Disciplina Técnica de Exame Psicológico (TEP). PSICO-USF, v. 3, n. 2: 75-86, 1998.

WECHSLER, S. M. Avaliação Cognitiva e a Realidade Brasileira. Anais do VII Encontro Nacional sobre Testes psicológicos e I Congresso Ibero-Americano de Avaliação Psicológica. Porto Alegre, RS, p. 25-27, 1997.