A Expressão de Conflitos Psíquicos em Afecções Dermatológicas Um Estudo de Caso de uma Paciente com Vitiligo Atendida com o Jogo de Areia

Conteúdo do artigo principal

Paulo Afrânio Sant’Anna
Rodrigo Manoel Giovanetti
Andréa Castanho
Natasha Frias Nahim Bazhuni
Veridiana Araújo La Selva

Resumo

Este artigo refere-se a um estudo de caso realizado com uma paciente portadora de vitiligo com o uso da terapia do jogo de areia (sandplay), a partir de um atendimento clínico breve. Apoiado no referencial teórico da psicologia analítica, que entende a doença como parte do movimento auto-regulador da psique, discute a natureza simbólica da pele e suas expressões patológicas. Ao longo das dez sessões realizadas, ocorreu uma evolução do quadro inicial por meio do deslocamento de sintomas e do incremento da capacidade imaginativa. Mediante a construção das cenas, aspectos sombrios da personalidade tornam-se mais conscientes. Características psicológicas descritas na literatura são observadas, como relação conflituosa com a figura materna, início dos sintomas após estresse emocional por perdas, dentre outros. No término das sessões, verificou-se a interrupção do desenvolvimento das manchas de vitiligo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

BORELLI, S. S. Vitiligo. Disponível em: <http://www.dermat.com.br/Vitiligo.htlm.> Acesso em maio 2002.

CHIOZZA, L. (Org.). Os afetos ocultos em... psoríase, asma, transtornos respiratórios, varizes, diabetes, transtornos ósseos, cefaléias e acidentes cerebrovasculares. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

CORNEAUX, G. Pai ausente, filho carente: o que aconteceu com os homens. São Paulo: Brasiliense, 1991.

GARTNER, R. P. Estudo comparativo, através do teste estilocrômico e de entrevista psicológica, dos aspectos psicológicos de mulheres portadoras de psoríase, vitiligo e não portadoras de doenças dermatológicas, psiquiátricas ou psicossomáticas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1998. 195f. (Dissertação de Mestrado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo).

HILLMAN, J. Psicologia arquetípica: um breve relato. São Paulo: Cultrix, 1983.

JACOBI, J. Complexo, arquétipo, símbolo na psicologia de C.G. Jung. São Paulo: Cultrix, 1986.

KALFF, D. M. A psychotherapeutic approach to psyche. 2º ed. Boston: Sigo Press, 1981.

LACHMAN, S. J. Psychosomatic disorders: a behaviorist interpretation. Nova York: John Wiley and Sons, 1972.

MÜLLER, M. C. Um estudo psicossomático de pacientes com vitiligo numa abordagem analítica. 2001. 278f. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2001. (Tese de Doutorado).

NEUMANN, E. A criança: estrutura dinâmica da personalidade em desenvolvimento desde o início de sua formação. São Paulo: Cultrix, 1991.

PAIVA,V. (Org.). Em tempos de Aids: sexo seguro, prevenção, drogas, adolescentes, apoio psicológico aos portadores. São Paulo: Summus, 1992.

RAMOS, D. G. A psique do corpo. São Paulo: Summus, 1994.

SANT’ANNA, P. A. Um estudo dos arquétipos nos sonhos de portadores de HIV. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 1996. 271f. (Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica).

SANT’ANNA, P. A.; GIÓIA-MARTINS, D. F. ; MARTINS, R. Uma investigação sobre a possibilidade de inserção do jogo de areia no processo psicodiagnóstico em clínica-escola,. Encontro de Psicologia Clínica, n. 2,.Anais de Texto. São Paulo: Editora Mackenzie, 1999. v. 2, p.147-9.

SANT’ANNA, P. A.; HADLICH, P. A. A utilização do jogo de areia em processos psicológicos de curta duração. Encontro de Psicologia Clínica, n. 2,.Anais de Texto. São Paulo: Editora Mackenzie, 1999. v. 2, p.144-7.

SANT’ANNA, P. A. Refletindo sobre o jogo de areia: histórico, evolução, aplicabilidade clínica e sua importância na formação do psicólogo. Congresso de Psicologia Clínica, n. 1. 2001, Anais de Texto, São Paulo: Editora Mackenzie, 2001. v. 1, p. 469-73.

SANT’ANNA, P. A.; ALMEIDA, P.; BRANDÃO, J. C.; ROSSINI, A. C.; ZIRAVELLO, M. Uma proposta de utilização do jogo de areia em instituições hospitalares: relato de experiência. Congresso de Psicologia Clínica, n. 1. 2001, Anais de Texto, São Paulo: Editora Mackenzie, 2001. v. 2, p. 478-84.

WHITMONT, E. C. A busca do símbolo. São Paulo: Cultrix, 1990.