A Importância da Brincadeira: O Discurso de Crianças Trabalhadoras e Não Trabalhadoras

Conteúdo do artigo principal

Indira Caldas Cunha de Oliveira
Rosângela Francischini

Resumo

Dentre os vários aspectos ligados à infância, elegemos como objeto deste trabalho o direito da criança brincar, atividade esta considerada importante para seu desenvolvimento, segundo várias perspectivas teóricas em Psicologia, dentre as quais destacamos a sociohistórica. Assim, o objetivo da nossa pesquisa é investigar como grupos de crianças, em condições diferenciadas de desenvolvimento, vivenciam o brincar em seu cotidiano. O corpus do estudo foi construído por meio de entrevista, que adotou a história As aventuras de Pinóquio como recurso desencadeador dos discursos de crianças em situação de trabalho e crianças não trabalhadoras. Procurou-se investigar a presença e a importância de atividades lúdicas no cotidiano dessas crianças. Os resultados apontam formas diferenciadas de como cada grupo de crianças vivencia o brincar: crianças em situação de trabalho, diferentemente das crianças que não trabalham, não apontaram, espontaneamente, o brincar como atividade presente em seu cotidiano. As diferenças entre os dois grupos são interpretadas como decorrentes do contexto sociohistórico em que elas estão inseridas.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ALVES, P. B.; KOLLER, S. H.; SILVA, M. R. da; SANTOS, C. L. dos; SILVA, A. S.; REPPOLD, C. T.; PRADE, L. T. Brinquedo, trabalho, espaço e companhia de atividades lúdicas no relato de crianças em situação de rua, Psico, Porto Alegre, 32 (2), p. 47-71, 2001.

BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Summus, 1984. 119p.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069/1990. Natal: Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Secretaria Municipal de Educação de Natal. 1997. 162p.

BRASIL Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental, 1998. 126p.

BRASIL Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental, 1998. 103p. (1. v.), 86p. (2. v.), 269p. (3. v.).

BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. Trad. Maria Alice de Sampaio Dória. São Paulo: Cortez, 1995. 110p.

CAMPOS, H. R. Pobreza e trabalho infantil sob o capitalismo. – Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2001, 228 f. (Tese de Doutorado em Educação).

COLLODI, C. As aventuras de Pinóquio. Trad. Liliana e Michele Iacocca. São Paulo: Paulinas, 1992. 172p.

FRANCISCHINI, R.; CAMPOS, H. R.; DIMENSTEIN, M.; SANTOS, C. Caracterização Psicossocial de Meninos e meninas em situação de rua no município de Natal/RN. Relatório de Pesquisa não publicado. Natal: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UFRN. 25p.

FREITAS, M. T. de A. Vygotsky & Bakhtin – Psicologia e educação: um intertexto. São Paulo: Ática/EDUFJF, 1995. 168p.

GHIRALDELLI JR, P. A infância na cidade de Gepeto ou possibilidades do neopragmatismo para pensarmos os direitos da criança na cultura pós-moderna. Estilos da Clínica, São Paulo, IV (6), p. 10-17, 1999.

LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: L. S. VYGOTSKY; A. R. LURIA & A. N.

LEONTIEV. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 1988. p.119-142.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, Rio de Janeiro: Abrasco, 1993. 270p.

RIZZINI, I.; RIZZINI, I. “Menores” institucionalizados e meninos de rua. In: A. FAUSTO; R. CERVINI (Org.). O trabalho e a rua: crianças e adolescentes no Brasil urbano dos anos 80 Unicef/Flasco/Unesco. São Paulo: Cortez, 1992. p. 69-90. RIZZINI, J.; CASTRO, M. R. de; SATOR, C. D. Pesquisando... guia de metodologias de pesquisa para programas sociais. Rio de Janeiro: Universitária Santa Úrsula, 1999. 146p.

STAM, R. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. Trad. Heloísa Jahn. São Paulo: Ática, 1992. 104p.

VOGEL, A.; MELLO, M. A. dos S. Da casa à rua: a cidade como fascínio e descaminho. In: A. FAUSTO; R. CERVINI (Org.). O trabalho e a rua: crianças e adolescentes no Brasil urbano dos anos 80. Unicef/Flasco/Unesco. São Paulo: Cortez, 1992. p. 134-150.

VYGOTSKY, L. S. A formação Social da mente. Trad. José Cipolla Neto, Luis S. M. Barreto e Solange C. Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. 168p.