A Importância da Brincadeira: O Discurso de Crianças Trabalhadoras e Não Trabalhadoras

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Indira Caldas Cunha de Oliveira
Rosângela Francischini

Resumen

Dentre os vários aspectos ligados à infância, elegemos como objeto deste trabalho o direito da criança brincar, atividade esta considerada importante para seu desenvolvimento, segundo várias perspectivas teóricas em Psicologia, dentre as quais destacamos a sociohistórica. Assim, o objetivo da nossa pesquisa é investigar como grupos de crianças, em condições diferenciadas de desenvolvimento, vivenciam o brincar em seu cotidiano. O corpus do estudo foi construído por meio de entrevista, que adotou a história As aventuras de Pinóquio como recurso desencadeador dos discursos de crianças em situação de trabalho e crianças não trabalhadoras. Procurou-se investigar a presença e a importância de atividades lúdicas no cotidiano dessas crianças. Os resultados apontam formas diferenciadas de como cada grupo de crianças vivencia o brincar: crianças em situação de trabalho, diferentemente das crianças que não trabalham, não apontaram, espontaneamente, o brincar como atividade presente em seu cotidiano. As diferenças entre os dois grupos são interpretadas como decorrentes do contexto sociohistórico em que elas estão inseridas.


 

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