Habilidades Cognitivas que Predizem Competência de Leitura e Escrita

Conteúdo do artigo principal

Alessandra Gotuzo Seabra
Cláudia Regina Danelon Gütschow
Fernando César Capovilla

Resumo

Para identificar habilidades cognitivas capazes de predizer desempenhos ulteriores em leitura e escrita, 54 crianças de pré-escola e 1a. série foram avaliadas em vocabulário, consciência fonológica, seqüenciamento, memória fonológica, memória visual, cópia de figuras, aritmética e qualidade da escrita; e, dez meses depois, em leitura e escrita. Análises de regressão para verificar quais habilidades melhor predizem leitura e escrita identificaram as seguintes boas preditoras: aritmética, memória fonológica, vocabulário, consciência fonológica e seqüenciamento. Não houve correlação significativa de leitura e escrita com habilidades de processamento visual ou motor, exceto entre escrita e memória visual. O estudo corroborou a Hipótese do Déficit Fonológico e forneceu validação preliminar de instrumentos e diretrizes para detectar crianças em risco, o que possibilita intervenção precoce eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

AJURIAGUERRA, J. Les dyslexies d'évolution, problème théoriques et pratiques de neuropsychiatrie infantile. Annales médico-psychologiques, v. 1, n. 4, p. 540-551, 1953.

ALEGRIA, J.; LEYBAERT, J.; MOUSTY, P. Aquisição da leitura e distúrbios associados: Avaliação, tratamento e teoria. In: GRÉGOIRE, J.; PIÉRART, B. (Orgs.), Avaliação dos problemas de leitura: Os novos modelos teóricos e suas implicações diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p. 105-124.

AYRES, A. J. Sensory integration and the child. Los Angeles: Western Psychological Services, 1995.

BORSTROM, I.; ELBRO, C. Prevention of dyslexia in kindergarten: Effects of phoneme aware-ness training with children of dyslexics parents. In: HULME, C.; SNOWLING, M. (Orgs.), Dyslex-ia: Biology, cognition and intervention. London: Whurr Publishers Ltd, 1997, p. 235-253.

BRAIBANT, J. M. A decodificação e a compreensão: Dois componentes essenciais da leitura no 2o. ano primário. In: GRÉGOIRE, J.; PIÉRART, B. (Orgs.), Avaliação dos problemas de leitura: Os novos modelos teóricos e suas implicações diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p. 166-187.

BYRNE, B.; FREEBODY, P.; GATES, A. Longitudinal data on the relations of word-reading strategies to comprehension, reading time, and phonemic awareness. Reading Research Quarterly, v. 27, p. 140-151, 1992.

CAPOVILLA, A. G. S.; CAPOVILLA, F. C. Alfabetização: Método fônico. 2a. ed. São Paulo: Memnon, Fapesp, CNPq, 2003.

CAPOVILLA, A. G. S.; CAPOVILLA, F. C. Prova de Consciência Fonológica por escolha de Figuras: para avaliação coletiva em classe escolar, e individual em paralisia cerebral. In: CAPOVILLA, F.; CAPOVILLA, A. (Orgs.), Compêndio de avaliação de desenvolvimento da linguagem oral, escrita e de sinais. São Paulo, SP. No prelo.

CAPOVILLA, A. G. S.; CAPOVILLA, F. C.; SILVEIRA, F. B. O desenvolvimento da consciência fonológica, correlações com leitura e escrita e tabelas de estandardização. Ciência Cognitiva: Teoria, Pesquisa e Aplicação, v. 2, n. 3, p. 113-160, 1998.

CAPOVILLA, A. G. S.; SMYTHE, I.; CAPOVILLA, F. C.; EVERATT, J. Adaptação brasileira do International Dyslexia Test: perfil cognitivo de crianças com escrita pobre. Temas sobre Desenvolvimento, v. 10, n. 57, p. 30-37, 2001.

CAPOVILLA, F. C. Processamento auditivo central: Demonstrando a validade de uma bateria de triagem para crianças de 6 a 11 anos. In: CAPOVILLA, F. (Org.), Neuropsicologia e aprendiza-gem: uma abordagem multidisciplinar. São Paulo: Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, Scortecci, 2002, p. 121-146.

CAPOVILLA, F. C.; CAPOVILLA, A. G. S. Desenvolvimento linguístico da criança dos dois aos seis anos: Tradução e estandardização do Peabody Picture Vocabulary Test de Dunn & Dunn, e da Language Development Survey de Rescorla. Ciência Cognitiva: Teoria, Pesquisa e Aplicação, v. 1, n. 1, p. 53-380, 1997.

CAPOVILLA, F. C.; CAPOVILLA, A. G. S. Research on the role of phonology, orthography and cognitive skills upon reading, spelling and dyslexia in Brazilian Portuguese. In: Smythe, I.; Everatt, J.; Salter, R. (Orgs.), International Book on Dyslexia (2nd. ed.). London: British Dyslexia Association, 2003, p. 142-155.

CAPOVILLA, F. C.; NUNES, L. R. O. P.; NOGUEIRA, D.; NUNES, D.; ARAÚJO, I.; BER-NAT, A. B.; CAPOVILLA, A. G. S. Análise da validade concorrente do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody por comparação com o desempenho escolar de pré-escola a 8a. série: amostra fluminense. Ciência Cognitiva: Teoria, Pesquisa e Aplicação, v. 1, n. 2, p. 533-560, 1997.

CAPOVILLA, F. C.; VIGGIANO, K. Q.; CAPOVILLA, A. G. S.; RAPHAEL, W. D.; BIDÁ, M. R.; MAURÍCIO, A. C. Como avaliar o desenvolvimento da compreensão de sinais da Libras em surdos do ensino fundamental ao médio: Teste de Vocabulário Receptivo de Sinais da Libras. In: CAPOVILLA, F.; RAPHAEL, W. (Orgs.), Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira: O mundo do surdo em Libras, Vol. 2: Sinais da Libras e o universo das artes e cultura, esportes e lazer; e Como avaliar o desenvolvimento da compreensão de sinais (vocabulário em Libras) de escolares surdos do ensino fundamental ao médio. São Paulo, SP: Edusp, Vitae, Feneis, CNPq, Fapesp, 2004.

DEMONT, E. Consciência fonológica, consciência sintática: que papel (ou papéis) desempenha na aprendizagem eficaz da leitura? In: GREGÓIRE, J.; PIÉRART, B. (Orgs.), Avaliação dos proble-mas de leitura: os novos modelos teóricos e suas implicações diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p. 189-202.

DUNN, L. M.; DUNN, L. M. Peabody Picture Vocabulary Test - Revised. Circle Pines: American Guidance Service, 1981.

DUNN, L. M.; PADILLA, E. R.; LUGO, D. E.; DUNN, L. M. Manual del examinador para el Test de Vocabulario en Imágenes Peabody. Circle Pines: American Guidance Service, 1986a.

DUNN, L. M.; PADILLA, E. R.; LUGO, D. E.; DUNN, L. M. Test de Vocabulario en Imágenes Peabody: Adaptación hispanoamericana. Circle Pines: American Guidance Service, 1986b.

ELBRO, C.; RASMUSSEN, I.; SPELLING, B. Teaching reading to disabled readers with language disorders: A controlled evaluation of synthetic speech feedback. Scandinavian Journal of Psy-chology, n. 37, p. 140-155, 1996.

GOSWAMI, U. Learning to read in different orthographies: Phonological awareness, orthographic representations and dyslexia. In: Hulme, C.; Snowling, M. (Orgs.), Dyslexia: Biology, cognition and intervention. London: Whurr Publishers Ltd, 1997, p. 131-152.

GRÉGOIRE, J., & PIÉRART, B. Avaliação dos problemas de leitura: Os novos modelos teóricos e suas implicações diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

LECOCQ, P. Apprentissage de la lecture et dyslexie. Liège: Mardaga, 1991.

LEYBAERT, J.; ALÉGRIA, J.; DELTOUR, J. J.; SKINKEL, R. Aprender a ler: O papel da lin-guagem, da consciência fonológica e da escola. In: GRÉGOIRE, J.; PIÉRART, B. (Orgs.), Avalia-ção dos problemas de escrita: Os novos modelos teóricos e suas implicações diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p. 142-166.

LIE, A. Effects of a training program for stimulation skills in word analysis in first-grade children. Reading Research Quarterly, n. 24, p. 234-250, 1991.

LUNDBERG, I.; FROST, J.; PETERSEN, O. Effects of an extensive program for stimulating pho-nological awareness in preschool children. Reading Research Quarterly, n. 23, p. 262-284, 1988.

LYYTINEN, H. In search of the precursors of dyelxia. In: HULME, C.; SNOWLING, M. (Orgs.), Dyslexia: Biology, cognition and intervention. London: Whurr Publishers Ltd, 1997, p. 97-107.

ORTON, S. T. Reading, writing and speech problems in children. London: Chapman and Hall, 1937.

PORTUGAL, A. C.; CAPOVILLA, F. C. Triagem audiológica: Efeitos de perda auditiva sobre vocabulário, consciência fonológica, articulação da fala e nota escolar de escolares de primeira série. In: CAPOVILLA, F. (Org.), Neuropsicologia e aprendizagem: uma abordagem multidisciplinar. São Paulo: Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, Scortecci, 2002, p. 87-110.

SCHNEIDER, W.; KÜSPERT, P.; ROTH, E.; VISÉ, M.; MARX, H. Short-and long-term effects of training phonological awareness in kindergarten: Evidence from two German studies. Journal of Experimental Child Psychology, n. 66, p. 311-340, 1997.

SHARE, D. Phonological recoding and self-teaching: Sine qua non of reading acquisition. Cogni-tion, v. 55, n. 2, p. 151-218, 1995.

TORGESEN, J. K.; DAVIS, C. Individual difference variables that predict response to training in phonological awareness. Journal of Experimental Child Psychology, n. 63, p. 1-21, 1996.

VANDERVELDEN, M. C.; SIEGEL, L. S. Phonological recoding and phoneme awareness in early literacy: A developmental approach. Reading Research Quartely, n. 30, p. 854-875, 1995.

VELLUTINO, F. R. Dyslexia: Theory and practice. Cambridge: MIT Press, 1979.