Habilidades Cognitivas que Predizem Competência de Leitura e Escrita
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Resumen
Para identificar habilidades cognitivas capazes de predizer desempenhos ulteriores em leitura e escrita, 54 crianças de pré-escola e 1a. série foram avaliadas em vocabulário, consciência fonológica, seqüenciamento, memória fonológica, memória visual, cópia de figuras, aritmética e qualidade da escrita; e, dez meses depois, em leitura e escrita. Análises de regressão para verificar quais habilidades melhor predizem leitura e escrita identificaram as seguintes boas preditoras: aritmética, memória fonológica, vocabulário, consciência fonológica e seqüenciamento. Não houve correlação significativa de leitura e escrita com habilidades de processamento visual ou motor, exceto entre escrita e memória visual. O estudo corroborou a Hipótese do Déficit Fonológico e forneceu validação preliminar de instrumentos e diretrizes para detectar crianças em risco, o que possibilita intervenção precoce eficaz.
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