Psicologia na Educação: Descrição das Intervenções em Estágio Acadêmico
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Resumo
Este artigo tem como objetivos redimensionar os requisitos técnicos e a dimensão do saber a serem enfatizados na formação acadêmica do psicólogo, desenvolvendo-se compromisso social, habilidades analíticas interpessoais. A partir de discussões da literatura acerca das questões do cenário escolar e da identidade do Psicólogo Escolar fez-se uma análise descritiva dos estágios desenvolvidos entre 1994 a 1998 pelos estagiários da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Descreve-se as 304 instituições escolares e os respectivos projetos nelas desenvolvidos, categorizando-se as atuações realizadas respondendo-se às questões: onde, com quem e como tem-se trabalhado na área de Psicologia Escolar. Os resultados mostram que apesar dos esforços dos estagiários e dos supervisores as escolas ainda esperam dos Psicólogos que estes resolvam os conflitos diários de relações interpessoais e de alunos - problema. A atuação propriamente dita, realizada corresponde às mesmas demandas encontradas há dez anos atrás.
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