A Leitura da Deficiência sob a Lente da Resistência
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente texto analisa, de uma perspectiva psicanalítica, conceitos ligados à problemática de deficiências causadoras de incapacidades quer mentais, quer físicas, que impedem o sujeito de uma produção esperada dentro de seu contexto familiar e social. A partir da experiência social e clínica do Dr. Oliver Sacks, descrita no livro “A ilha dos daltônicos”, a autora discute possíveis significados dos movimentos de segregação, preconceito e dificuldade de integração enquanto resultado de resistências intrapsíquicas, estas compreendidas como fonte geradora de mecanismos de intelectualização e negação que impedem a real integração do doente ou deficiente no sistema social.
Downloads
Detalhes do artigo
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
AMARAL, L. A. (1995). Conhecendo a deficiência em companhia de Hércules. São Paulo. Robes.
FREUD. S. (1901). Determinismo, crença no acaso e superstição – alguns pontos de vista. In Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud. Tradução de Jayme Salomão. Vol. VI. Rio de Janeiro. Imago.
FREUD. S. (1913). Animismo, magia e a onipotência de pensamentos. O interesse da psicanálise do ponto de vista da história da civilização. In Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud. Tradução de Jayme Salomão. Vol. XIII. Rio de Janeiro. Imago.
FREUD. S. (1919). O estranho. In Edições Standard das Obras Completas de Sigmund Freud. Trad. Jayme Salomão. Vol. XVII. Rio de Janeiro. Imago.
FREUD. S. (1895). Estudos sobre a histeria. In Edições Standard das Obras Completas de Sigmund Freud. Trad. Jayme Salomão. Vol. II. Rio de Janeiro. Imago.
SACKS, O. (1997). A ilha dos daltônicos. São Paulo. Cia das Letras.
SDANDLER. J. et al. (1979). O paciente e o analista fundamentos do processo psicanalítico. Rio de Janeiro. Imago.