Os Limites da Recriação de Jean Laplanche: Um Ensaio sobre o Papel da Concepção Hermenêutica na Interpretação Psicanalítica

Conteúdo do artigo principal

Ney Branco de Miranda

Resumo

Este trabalho visa discutir a concepção de interpretação de Jean Laplanche, sua proposta de revisão da postura realista e hermenêutico-criativa do conteúdo psíquico a ser interpretado. Assim como sua crítica ao paradigma histórico quando aplicado à psicanálise. Laplanche, a partir de sua ‘Teoria da Sedução Generalizada’, desenvolve os conceitos de mensagem, tradução e contexto. Com vistas a qualificar a especificidade do material psíquico inconsciente a ser interpretado. Desde um ponto de vista hermenêutico, basicamente gadameriano, buscamos empreender a crítica da conceitualização laplancheana e tirar algumas conseqüências relativas ao conceito de interpretação, aproximando-as do texto de Freud.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

FREUD, S. (1919). Uma criança é espancada. In Standard das Obras Completas de Sigmund Freud vol.XVII. Rio de Janeiro, Imago.

FREUD, S. (1930). O mal-estar na civilização. In Standard das Obras Completas de Sigmund Freud vol.XXI. Rio de Janeiro, Imago.

GADAMER, G. H. (1993) El problema de la conciencia histórica. Madrid, Tecnos.

HEIDEGGER, M. (1982). Ser e tempo. México, Fondo de Cultura Econômica.

LAPLANCHE, J. (1992). La revolution copernicienne inacheveé. Paris, Aubier.

VIDERMAN, S. (1990). A construção do espaço analítico. São Paulo, Escuta.