A Utilização de Indicadores Criativos em Psicoterapia Breve

Conteúdo do artigo principal

Cleusa Kazue Sakamoto

Resumo

A observação de resultados inesperados em Psicoterapia Breve, verificados em supervisão clínica, tem nos estimulado a examinar alguns aspectos envolvidos nos atendimentos realizados, sob o prisma da produção criadora. Temos considerado a existência de uma atmosfera criativa que permeia o relacionamento afetivo entre o paciente e o terapeuta e parece se mostrar responsável por produtos genuínos e originais da situação clínica. A partir das concepções de Winnicott sobre a criatividade, apresentamos algumas considerações sobre o poder criativo do vínculo terapêutico e uma elaboração inicial sobre a utilização de Indicadores Criativos, como fatores prognósticos de desenlaces positivos em Psicoterapia Breve.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

LAPASTINI, M.A. (1998) Uma investigação e discussão dos fatores associados à desistência de pacientes em Psicoterapia Breve de Adulto numa Clínica-Escola, frente ao processo de ensino e aprendizagem desta técnica. São Paulo. 229p. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Presbiteriana Mackenzie.

SAKAMOTO, C.K. (1999) A Criatividade sob a luz da Experiência: a busca de uma visão integradora do fenômeno criativo. São Paulo, 296p. Tese (Doutorado) Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.

SAKAMOTO, C.K. (2000) Considerações sobre o Manejo Técnico em Psicoterapia Breve. [Apresentado no 2o. Encontro de Psicoterapia Breve de Adultos e de Crianças da Faculdade de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em psicoterapia Breve, São Paulo]

SAKAMOTO, C.K. (2001) Foco e Estratégia da Supervisão Clínica em Psicoterapia Breve. [Apresentado no II Congresso Iberoamericano de Psicologia Clínica e da Saúde da Sociedade Iberoamericana de Psicologia Clínica e da Saúde, Guarujá]

WINNICOTT, D.W. (1986/1989) Tudo Começa em Casa. Trad. Paulo Sandler e Maria Estela Heider Cavalheiro. São Paulo, Livraria Martins Fontes.

WINNICOTT, D.W. (1993) Textos Selecionados: da Pediatria à Psicanálise. Trad. Jane Russo. Rio de Janeiro, Francisco Alves Editora.

WINNICOTT, D.W. (1971/1975) O Brincar e a Realidade. Trad. José Octávio de Aguiar Abreu e Vanete Nobre. Rio de Janeiro, Imago Editora.

YOSHIDA, E.M.P. (1989) Estudo de Critérios Psicodiagnósticos para Indicação de Psicoterapia Breve. São Paulo, 268p. Tese (Doutorado) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.