Intervenções com Jogos em Contexto Educacional: Contribuições às Funções Executivas

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Daniela Karine Ramos
Maria Luiza Bianchi
Eliza Regina Rebello
Maria Eduarda de Oliveira Martins

Resumo

Este estudo tem o objetivo de avaliar se o uso de jogos em contexto educacional pode contribuir com o aprimoramento das funções executivas dos alunos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem quali-quantitativa a partir da proposição de intervenções estruturadas em atendimentos focais, envolvendo a participação de quinze crianças em idade escolar. Tais intervenções pautaram-se no uso de jogos cognitivos, principalmente, os digitais disponibilizados no aplicativo Escola do Cérebro. A avaliação das contribuições foi realizada por meio de entrevista com as professoras e aplicação de substestes do WISC-IV antes e após o término das intervenções. Os resultados indicam melhor desempenho em relação à memória operacional, a velocidade de processamento e a atenção. Aspectos também observados pelas professoras, as quais ressaltaram, ainda, melhoras comportamentais e sociais. Assim, o estudo reforça que o uso de jogos de maneira intencional e mediada pode aprimorar as funções executivas.

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Seção
Psicologia e Educação

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