Livro Infantil Especializado como Estratégia de Prevenção do Abuso Sexual
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Resumo
O presente estudo avaliou a efetividade da contação de história como meio para aquisição de habilidades de autoproteção contra o abuso sexual em 33 crianças de uma escola pública de Ribeirão Preto. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a versão adaptada do What If Situation Test (Teste de Situações Condicionais (TSC)), Protocolo de Observação de Atividades Práticas com Familiares e Crianças e análises de filmagens. Os participantes foram divididos em três grupos, sendo dois experimentais (GE1–contação de história com livro sobre prevenção do abuso sexual e GE2 –contação de história com livro não específico sobre abuso sexual) e um Grupo Controle (GC – sem contação de histórias). Como resultado observou-se que as crianças que participaram das intervenções com livro específico de abuso sexual (GE1) obtiveram melhor desempenho geral em comparação às médias dos outros grupos apresentando significância estatística na habilidade de relatar o fato ocorrido a uma pessoa de confiança.
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