Livro Infantil Especializado como Estratégia de Prevenção do Abuso Sexual

Conteúdo do artigo principal

Sheila Maria Prado Soma
Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams

Resumo

O presente estudo avaliou a efetividade da contação de história como meio para aquisição de habilidades de autoproteção contra o abuso sexual em 33 crianças de uma escola pública de Ribeirão Preto. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a versão adaptada do What If Situation Test (Teste de Situações Condicionais (TSC)), Protocolo de Observação de Atividades Práticas com Familiares e Crianças e análises de filmagens. Os participantes foram divididos em três grupos, sendo dois experimentais (GE1–contação de história com livro sobre prevenção do abuso sexual e GE2 –contação de história com livro não específico sobre abuso sexual) e um Grupo Controle (GC – sem contação de histórias). Como resultado observou-se que as crianças que participaram das intervenções com livro específico de abuso sexual (GE1) obtiveram melhor desempenho geral em comparação às médias dos outros grupos apresentando significância estatística na habilidade de relatar o fato ocorrido a uma pessoa de confiança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Desenvolvimento Humano

Referências

Brasil (2011). Sistema Vigilância de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde (VIVA). Recu-perado de http://bvsms.saude.gov.br/bvs/violencia_acidentes/pub_destaques.php

Brasil (2018). Disque 100 Nacional. Recuperado de http://www.mdh.gov.br/informacao--ao-cidadao/ouvidoria/dados-disque-100/balanco-geral-2011-a-2017-crian-cas-e-adolescentes.xls/view

Brino, R. F., & Williams, L. C. (2009). Professores como agentes de prevenção do abuso sexual infantil: Detalhamento de um programa de capacitação. In L. C. Williams & E. A. Araújo (Org.), Prevenção ao abuso sexual infantil: Um enfoque interdisciplinar (pp. 112-127). Curitiba: Juruá.

Costa, L. F., Penso, M. A., Conceição, M. I. G., Rocha, B. S., & Williams, L. C. A. (2018). El abuso sexual de niños em el Distrito Federal, Brasil: Um análisis documental de la atención em las instituiciones sanitárias. Acta Psiquiátrica y Psicológica de America Latina, 64(1), 64–71.

Cunningham, A. (2009). A escuta de crianças abusadas sexualmente para compreensão do processo de revelação. In L. C. A. Williams & E. A. C. Araújo (Orgs.), Prevenção do abuso sexual infantil: Um enfoque interdisciplinar (pp. 84-97). Curitiba: Juruá.

Finkelhor, D., Saito, K., & Jones, L. (2018). Updated trends in child maltreatment 2016. Crimes against Children Research Center. University of New Hampshire. Recuperado de http://www.unh.edu/ccrc/pdf/Updated%20trends%202016.pdf

Habigzang, L. F., Koller, S. H., Azevedo, G. A, & Machado, P. X. (2005). Abuso sexual infantil e dinâmica familiar: Aspectos observados em processos jurídicos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21(3), 341-348. doi:10.1590/S0102-37722005000300011

Kenny, M. C., & Wurtele, S. K. (2010). Child sexual abuse prevention: Choosing, im-plementing, and evaluating a personal safety program for young children. In K. L. Kaufman (Ed.), The prevention of sexual violence: A practitioner’s sourcebook (pp. 303-317). Holyoke, MA: NEARI Press.

Krug, E. G., Dahlberg, L. L., Mercy, J. A., Zwi, A. B., & Lazano, R. (2002). World report on violence and health. Genebra: Organização Mundial de Saúde.

Lampert, J., & Walsh, K. (2010). ‘Keep telling them until someone listens’: Understanding prevention concepts in children’s picture books dealing with child sexual abuse. Children’s Literature in Education, 41(2), 146–167. doi:10.1007/s10583-010-9104-1

McDaniel, C. (2001). Children’s literature as prevention of child sexual Abuse. Children’s Literature in Education, 32(3), 203–224. doi:10.1023/a:1010402202633

Murta, S. G., Leandro-França, C., Santos, K. B., & Polejack. L. (Orgs.). (2015). Prevenção e promoção em Saúde Mental: Fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora.

Padilha, M. G., & Williams, L. C. (2009). Intervenção escolar para prevenção do abuso sexual com estudantes pré-adolescentes e adolescentes. In L. C. A. Williams & E. A. Araújo (Orgs.), Prevenção ao abuso sexual infantil: Um enfoque interdisciplinar (pp. 128-135). Curitiba: Juruá.

Silva, A. R. S., Soma, S. M. P., & Watarai, C. F. (2011). O segredo da Tartanina: Um livro a serviço da proteção e prevenção contra o abuso sexual infanto-juvenil. Pompéia: UDF.

Soma, S. M. P., & Williams, L. C. A. (2014). Livros infantis para prevenção do abuso sexual infantil: Uma revisão de estudos. Temas em Psicologia, 22(2), 353–361. doi:10.9788/TP2014.2-07

Soma, S. M. P., & Williams, L. C. A. (2017). Avaliação de livros infantis sobre abuso sexual por meio de critérios propostos pela literatura. Temas em Psicologia, 25(3), 1201–1212. doi:10.9788/tp2017.3-14pt

Stoltenborgh, M., Ijzendoorn, M. H., Euser, E. M., & Bakermans-Kranenburg, M. J. (2011). A global perspective on child sexual abuse: Meta-Analysis of prevalence around the world. Child Maltreatment, 16, 79–101.

Walsh, K., Zwi, K., Woolfenden, S., & Shlonsky, A. (2015). School-based education pro-grammes for the prevention of child sexual abuse. Cochrane Database of Systematic Reviews. doi:10.1002/14651858.cd004380.pub3

Williams, L. C. A. (2010). A terra dos bons pensamentos: Uma história sobre como viver em harmonia com seus pensamentos (e seus vizinhos). São Paulo: Evoluir Cultural.

Williams, L. C. A. (2012). Pedofilia: Identificar e prevenir. São Paulo: Brasiliense.

Williams, L. C. A. (2014). Virginia Woolf’s history of sexual victimization: A case study in light of current research. Psychology, 5(10), 1151–1164. doi:10.4236/psych.2014.510128

Williams, L. C. A., Albuquerque, P. P., Stelko-Pereira, A. C., & Santini, P. M. (2014). Capacitação de profissionais no Projeto “Escola que Protege” para a prevenção do abuso sexual. In L. C. A.

Williams & L. F. Habigzang. Crianças e adolescentes vítimas de violência: Prevenção, avaliação e intervenção. (pp. 13-29). Curitiba: Juruá.Williams, L. C. A., Padilha, M. G. S., & Brino, R. F. (2013). Programas de prevenção de abuso sexual. In A. P. Serafim, D. M. Barros & F. Saffi (Orgs.), Temas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica III (pp. 231-248). São Paulo: Vetor.

Wolfe, V. V. (1998). Child sexual abuse. In G. Mash & R. Barkley (Org.), Treatment of Childhood Disorders (pp. 545-597). New York: Guilford Press.

Wurtele, S. K. (2008). Behavioral approaches to educating young children and their par-ents about child sexual abuse prevention. The Journal of Behavior Analysis of Offender and Victim Treatment and Prevention, 1(1), 52–64. doi:10.1037/h0100434

Wurtele, S., Hughes, J., Owens, J. S. (2006). An examination of the reliability of the “What If Situation Test”: A brief report. Journal of Child Sexual Abuse, 7(1), 41–52