A Educação e a Psicanálise: Um Encontro Possível?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir possibilidades de interfaces entre as áreas da Educação e da Psicanálise, especialmente no contexto de uma educação terapêutica. Para tanto, partiu-se das contribuições teóricas de Freud e de Lacan, articulandoas ao que tem sido produzido atualmente no campo educativo. Privilegiaram-se, também, algumas contribuições advindas da prática terapêutica em uma instituição para crianças autistas e psicóticas. Nesse entrelaçamento, observou-se o efeito desempenhado pelo olhar psicanalítico sobre as questões educacionais, desvelando o papel desempenhado, pelas práticas educativas, na constituição e no devir do sujeito. Concluiu-se que a articulação entre as duas áreas é possível e contribui positivamente para o desenvolvimento de ambas e dos que delas se utilizam. Reafirma-se, pois, a necessidade da abertura de campos de interlocução entre essas áreas que tratam, aqui, especificamente, do desenvolvimento humano.
Downloads
Detalhes do artigo
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
BARROS, E. M. da R. O inconsciente e a constituição de significados na vida mental. Psicologia USP, São Paulo, v. 10, n. 1, 1999.
CASSORLA, R. M. S. Procedimentos, colocação em cena da dupla (“Enactment”) e validação clínica em psicoterapia psicanalítica e psicanálise. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 25, n. 3, 2003.
CIACCIA, A. Da educação à psicanálise. Revista Estilos da Clínica, São Paulo, ano II, n. 2, 1997.
FILLOUX, J. C. Psicanálise e educação, pontos de referência. Estilos da Clínica, São Paulo, ano II, n. 2, 1997.
FREUD, S. A dinâmica da transferência. Edição eletrônica brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1912. vol. XII.
FREUD, S. Introdução a the psychoanalytic method, de Pfister. Edição eletrônica brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1913. v. XII.
FREUD, S. Conferência XXXIV. Edição eletrônica brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1932-1936. v. XXII.
FREUD, S. Parte II – O interesse da psicanálise para as ciências não-psicológicas. Edição eletrônica brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1913-1914. v. XIII.
JERUSALINSKY, A. A educação é terapêutica? (parte II), p. 161-168. In: JERUSALINSKY, A. Psicanálise e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1999c.
JERUSALINSKY, A. Conhecer, p. 85-88. In: JERUSALINSKY, A. Psicanálise e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1999b.
JERUSALINSKY, A. Desenvolvimento e psicanálise, p. 23-31. In: JERUSALINSKY, A. Psicanálise e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1999a.
KUPFER, M. C. M. Apresentação da pré-escola terapêutica Lugar de Vida. Estilos da Clínica, São Paulo, ano I, n. 1, 1996.
KUPFER, M. C. M. Educação terapêutica: o que a psicanálise pode pedir à educação. Estilos da Clínica, São Paulo, ano II, n. 2, 1997.
KUPFER, M. C. M. Uma educação para o sujeito. In: KUPFER, M. C. M. Educação para o futuro: psicanálise e educação. São Paulo: Escuta, 2000.
LAJONQUIÈRE, L. de la. A infância e a educação nos tempos sombrios do narcisismo. In: Colóquio Franco-Brasileiro, 2001, Paris. Anais. Paris: Universidade de Paris XIII, 2001.
LAJONQUIÈRE, L. Dos “erros” e em especial daquele de renunciar à educação – notas sobre psicanálise e educação. Revista Estilos da Clínica, São Paulo, ano II, n. 2, 1997.
MACIEL, M. R. Sobre a relação entre educação e psicanálise no contexto das novas formas de subjetivação. Interface, Botucatu, v. 9, n. 17, 2005.
MARIOTTO, R. M. M. Atender, cuidar e prevenir: a creche, a educação e a psicanálise. Revista Estilos da Clínica, São Paulo, ano VIII, n. 15, 2003.
NEVES, M. M. B. da J.; ALMEIDA, S. F. C. de. Relação professor-aluno: um enfoque sob o ponto de vista de alguns conceitos psicanalíticos. In: I Congresso Internacional de Psicanálise e suas Conexões – Trata-se uma criança. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 1998.
PEREIRA, M. R. A transferência na relação ensinante. In: CALLIGARIS,C. (org.) Educa-se uma criança? Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1994