Escala de Reação ao Curso em Educação a Distância: Adaptação e Estrutura Fatorial

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Lara Barros Martins
Thaís Zerbini
Francisco José Medina

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo adaptar e analisar a estrutura fatorial e as propriedades psicométricas da Escala de Reação aos Procedimentos Instrucionais em Educação a Distância (ERPI-EAD) e sua relação com a efetividade do treinamento no trabalho. Participaram deste estudo 3.600 funcionários de um banco estatal brasileiro respondendo à ERPI-EAD depois de realizar um curso on-line. Mediu-se o impacto do treinamento no trabalho em amplitude com uma escala de autoavaliação. Foram realizadas análises de consistência interna, fatorial confirmatória e regressões múltiplas. Uma estrutura unifatorial e um alto nível de ajuste para o modelo foram encontrados. A satisfação dos participantes com o curso esteve relacionada à efetividade do treinamento. Sugere-se o uso da ERPI-EAD como uma medida confiável e válida, que prediz a efetividade de treinamento, contribui para a coleta de informações relevantes à melhora dos aspectos instrucionais e assegura melhores resultados de desempenho no trabalho.

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Como Citar
Martins, L. B., Zerbini, T., & Medina, F. J. (2018). Escala de Reação ao Curso em Educação a Distância: Adaptação e Estrutura Fatorial. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 20(1), 211–234. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n1p223-234
Seção
Psicologia e Educação

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