Funções Executivas em Crianças Pré-escolares: Desenvolvimento e Relações com Linguagem e Comportamento
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo investigou o desenvolvimento das funções executivas (FE) e sua relação com linguagem oral (LO), habilidades iniciais de alfabetização (AL) e comportamento em crianças pré-escolares. Participaram 32 crianças de 3 a 6 anos, de uma escola privada de São Paulo (Brasil). Elas foram avaliadas em testes aplicados individualmente e questionário respondido por pais e professores. Os resultados mostraram que houve aumento no desempenho das FE com a progressão escolar. Foram observadas correlações significativas entre pelo menos uma medida de cada teste de FE com os testes de LO e AL, exceto com repetição de pseudopalavras. Houve correlação entre os questionários de FE e os testes LO e AL, sobretudo quando relatados pelos professores. Crianças com melhores FE também tiveram menos problemas de comportamento. Os resultados confirmam a importância de avaliar FE em idade pré-escolar dada sua relação com outras áreas do desenvolvimento infantil.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Baptista, J., Osório, A., Martins, E. C., Verissimo, M., & Martins, C. (2016). Does social–behavioral adjustment mediate the relation between executive function and academic readiness? Journal of Applied Developmental Psychology, 46, 22–30. doi:10.1016/j.appdev.2016.05.004
Bishop, D. V. M., Nation, K., & Patterson, K. (2014). When words fail us: insights into language processing from developmental and acquired disorders. Philosophical Transactions of the Royal Society B, 369, 20120403. doi:10.1098/rstb.2012.0403
Capovilla, F. C., & Capovilla, A. G. S. (1997). Desenvolvimento linguístico na criança dos 2 aos 6 anos: Tradução e estandardização do PPVT de Dunn & Dunn, e da Language Development Survey de Rescorla. Ciência Cognitiva: Teoria, Pesquisa e Aplicação, 1(1), 353–380.
Center on the Developing Child – CDC. (2011, February). Building the Brain’s “Air Traffic Control” System: How Early Experiences Shape the Development of Executive Function. Proceedings of National Forum on Early Childhood Policy and Programs, [Working Paper, n. 11], Harvard University, Cambridge, MA. Retrieved from www.developingchild.harvard.edu.
Diamond, A. (2013). Executive functions. Annual Reviews, 64, 135–168. doi:10.1146/ annurev-psych-113011-143750
Dias, N. M., Prust, A. P. P., & Seabra, A. G. (submitted). Longitudinal investigation of the contribution of executive functions in the prediction of reading and arithmetic at the beginning of Elementary Education. Educational Psychology.
Dias, N. M., Trevisan, B. T., León, C. B. R., Prust, A. P., & Seabra, A. G. (2017). Can executive functions predict behavior in preschool children? Psychology & Neuroscience, 10(4), 383–393. doi:10.1037/pne0000104
Gordon-Pershey, M. (2014). Executive functioning and language: a complementary relationship that supports learning. Perspectives on Language and Literacy, 40(2), 23–26.
Lawson, G. M., & Farah, M. J. (2015). Executive function as a mediator between SES and academic achievement throughout childhood. International Journal of Behavioral Development, 1, 1–11. doi:10.1177/0165025415603489
Moffitt, T. E., Arseneault, L., Belsky, D., Dickson, N., Hancox, R. J., Harrington, H., … Caspi, A. (2011). A gradient of childhood self-control predicts health, wealth, and public safety. Proceedings of the National Academy of Sciences, 108(7), 2693–2698. doi:10.1073/pnas.1010076108
Nelson, T. D., Kidwell, K. M., Nelson, J. M., Tomaso, C. C., Hankey, M., & Espy, K. A. (2018). Preschool Executive Control and Internalizing Symptoms in Elementary School. Journal of Abnormal Child Psychology, 46(7), 1509–1520. doi:10.1007/ s10802-017-0395-1
Pazeto, T. C. B. (2016). Predição de leitura, escrita e matemática no ensino Fundamental por funções executivas, linguagem oral e habilidades iniciais de linguagem escrita na educação infantil (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, SP, Brasil.
Pazeto, T. C. B., León, C. B. R., & Seabra, A. G. (2017). Avaliação de habilidades preliminares de leitura e escrita no início da alfabetização. Revista Psicopedagogia, 34(104), 137–147.
Roello, M., Ferretti, M. L., Colonnello, V., & Levi, G. (2015). When words lead to solutions: Executive function deficits in preschool children with specific language impairment. Research in Developmental Disabilities, 37, 216–222. doi:10.1016/j.ridd.2014.11.017
Schoemaker, K., Mulder, H., Dekovic´, M., & Matthys, W. (2013). Executive functions in preschool children with externalizing behavior problems: a meta-analysis. Journal of Abnormal Child Psychology, 41(3), 457–71. doi:10.1007/s10802-0129684-x
Seabra, A. G. & N. M. Dias (Orgs). (2012a). Avaliação neuropsicológica cognitiva: Atenção e funções executivas (Vol. 1). São Paulo: Memnon. Seabra, A. G. & N. M. Dias (Orgs). (2012b). Avaliação neuropsicológica cognitiva: Linguagem oral (Vol. 2). São Paulo: Memnon.
Shaul S., & Schwartz M (2014). The role of the executive functions in school readiness among preschool-age children. Reading and Writing, 27, 749. doi:10.1007/ s11145-013-9470-3
Stivanin, L., Scheuer, C. I., & Assumpção Jr., F. B. (2008). SDQ: Identificação de Características Comportamentais de Crianças Leitoras. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 24(4), 407–413. doi:10.1590/S0102-37722008000400003
Trevisan, B. T. (2010). Atenção e controle inibitório em pré-escolares e correlação com indicadores de desatenção e hiperatividade (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, SP, Brasil.