Funções executivas em crianças pré-escolares: desenvolvimento e relações com linguagem e comportamento

Camila Barbosa Riccardi León, Natália Martins Dias, Gabriela Lamarca Luxo Martins, Alessandra Gotuzo Seabra

Resumo


Resumo: Este estudo investigou o desenvolvimento das funções executivas (FE) e sua relação com linguagem oral (LO), habilidades iniciais de alfabetização (AL) e comportamento em crianças pré-escolares. Participaram 32 crianças de 3 a 6 anos, de uma escola privada de São Paulo (Brasil). Elas foram avaliadas em testes aplicados individualmente e questionário respondido por pais e professores. Os resultados mostraram que houve aumento no desempenho das FE com a progressão escolar. Foram observadas correlações significativas entre pelo menos uma medida de cada teste de FE com os testes de LO e AL, exceto com repetição de pseudopalavras. Houve correlação entre os questionários de FE e os testes LO e AL, sobretudo quando relatados pelos professores. Crianças com melhores FE também tiveram menos problemas de comportamento. Os resultados confirmam a importância de avaliar FE em idade pré-escolar dada
sua relação com outras áreas do desenvolvimento infantil.

Palavras-chave: função executiva; alfabetização; pré-escolar; avaliação; funcionalidade.


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ISSN 1980-6906 (on-line)