Organizações ambidestras: Combinando a exploração de novas oportunidades com a otimização da eficiência das operações existentes
Palabras clave:
Organizações ambidestras, Oportunidades, Desenvolvimento de negóciosResumen
A reflexão apresentada parte da dúvida entre investir em novos produtos/serviços ou melhorar os já existentes como forma de enfrentar as demandas competitivas por inovação. O modelo de organizações ambidestras oferece uma solução para esse desafio, capacitando a operar com excelência nos negócios atuais simultaneamente ao investimento em inovação e novas oportunidades. Nesse sentido, este texto apresenta alguns princípios fundamentais do modelo gestão das organizações ambidestras, indicando alternativas para lidar com o dilema de buscar o novo ou melhorar o que já existe e propondo a adoção de uma visão mais completa, de seguir ambos os caminhos, potencializando o desempenho competitivo organizacional.
Descargas
Citas
Drucker, P. F. (2011). Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning.
Levinthal, D. A.; March, J. G. (1991). The myopia of learning. Strategic Management Journal, v. 14, n. S2, p. 95–112, Inverno 1993.
March, J. G. (1991). Exploration and Exploitation in Organizational Learning. Organization Science, v. 2, n. 1, p. 71–87, fev. 1991.
O’reilly Iii, C. A., & Tushman, M. L. (2008). Ambidexterity as a dynamic capability: Resolving the innovator's dilemma. Research in organizational behavior, 28, 185-206.
Posch, A.; Garaus, C. (2019). Boon or curse? A contingent view on the relationship between strategic planning and organizational ambidexterity. Long Range Planning, mar. 2019.
Tempelaar, M. P.; Rosenkranz, N. A. (2019). Switching Hats: The Effect of Role Transition on Individual Ambidexterity. Journal of Management, v. 45, n. 4, p. 1517–1539, 22 abr. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Nelson Marinho Benseny

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Práticas em Contabilidade e Gestão pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo. Após a aprovação do artigo, os autores concedem à revista o direito da primeira publicação.