Comportamento estratégico de uma empresa do segmento gastronômico do municipio de Brejo do Cruz - PB
Resumo
As famílias brasileiras no ano de 2017 tiveram mais dinheiro disponível para gastar em restaurantes, bares e lanchonetes. Diante da importância desta temática o estudo procurou qual o comportamento estratégico apresentado por uma empresa do segmento gastronômico do município de Brejo do Cruz-PB? Para a resolução desse problema traçou-se como objetivo geral compreender o comportamento estratégico de uma empresa do segmento gastronômico do município de Brejo do Cruz-PB. Para o alcance desse objetivo geral apresenta-se os seguintes objetivos específicos: caracterizar a equipe de trabalho com relação a distribuição socioeconômica e de experiência profissional, compreender como funciona a comunicação no ambiente de trabalho, analisar a padronização e o atendimento na perspectiva dos colaboradores e avaliar os níveis de satisfação dos clientes. O lócus da pesquisa foi a empresa Pizzaria Pizzamore localizada na cidade de Brejo do Cruz-PB, a obtenção das informações ocorreu por meio de 16 perguntas objetivas aplicadas junto a 8 colaboradores de diferentes funções. A fundamentação teórica da pesquisa foi embasa nas obras de Bortoluzzi, Ensslin e Ensslin (2010) e ARCHER et al. (2011). A pesquisa constatou através das respostas que o fluxo de informações são claras e constantemente seguidas por todos.
Palavras-chave: Comportamento estratégico. Desempenho organizacional. Gastronomia.
Downloads
Referências
ABRASEL- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E RESTAURANTES. (Brasil). Orçamento das famílias brasileiras para gastos com alimentação fora do lar cresce 4,72%. 2018. Disponível em: http://www.abrasel.com.br/atualidade/noticias/5955-14032018-apos-2-anos-de-retracao-orcamento-das-familias-para-gastos-fora-do-lar-cresce-472.html. Acesso em: 15 mar. 2018.
ARCHER, F. B. et al. O modo de monitoramento do ambiente e o comportamento estratégico de uma unidade operativa do Senac da região oeste de Santa Catarina. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 35., 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2011. Disponível em: Acesso em: 20 abr. 2018.
ASTLEY, W. G.; VAN DE VEM, A. H. Debates e perspectivas centrais na teoria das organizações. In CALDAS, M.; BERTERO, C. O. (Coord.). Teoria das organizações. São Paulo: Atlas, 2007. p. 80-116.
BORTOLUZZI, S. C.; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L. Avaliação de desempenho dos aspectos tangíveis e intangíveis da área de mercado: estudo de caso em uma média empresa industrial. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v.12, n.37, p.425- 446, 2010.
BULGACOV, S.; BULGACOV, Y. L. M. Conteúdo e processo estratégico: formação, implementação, mudança e resultados. In: ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA, 4, 2009, Recife. Anais... Recife: ANPAD, 2009. Disponível em: Acesso em: 20 abr. 2018.
CANCELLIER, E. L. P. L.; BLAGESKI Jr., E. J. Comportamento estratégico, monitoramento do ambiente, características organizacionais e desempenho em empresas de pequeno porte. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 33., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPAD, 2009. Disponível em: Acesso em: 20 abr. 2018.
CHAKRAVARTHY, B. S. Measuring strategic performance. Strategic Management Journal, v.7, n.5, p.437-447, 1996.
GHOBRIL, A. N.; MOORI, R. G. Alinhamento estratégico entre indústrias de bens de capital e de alimentos: uma análise com base em Miles e Snow. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 31, 2007, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: ANPAD, 2007. Disponível em: Acesso em: 20 abr. 2018.
GIMENEZ, F. Escolhas estratégicas e estilo cognitivo: um estudo com pequenas empresas. Revista de Administração Contemporânea, v. 2, n. 1, p. 27-45, 1998.
GRAMKOW, F. B. Análise da estrutura e da estratégia: o caso AGCO do Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
GULINI, P. L.; ROSSETTO, C. R. Comportamento estratégico e ambiente organizacional: um estudo de caso no setor de provedores de internet de Santa Catarina. In: CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES, 4. Anais. Alfenas, 2005.
GUNASEKARAN, A.; KOBU, B. Performance measures and metrics in logistics and supply chain management: a review of recent literature (1995-2004) for research and applications. International Journal of Production Research, v.45, n.12, p.2819-2840, 2007.
GUPTA, A. K.; GOVINDARAJAN, V. Business Unit Strategy, Managerial Characteristics, and Business Unit Effectiveness at Strategy Implementation. Academy of Management Journal, v.27, n.1, p.25-41, 1984.
HOFER, C. W.: CARTON, R. B.; HOFER, C. W. Measuring Organizational Performance: Metrics for Entrepreneurship and Strategic Management Research. Cheltenham: Edward Elgar Publishing Limited. 2006.
IGARASHI, D. C. C; ENSSLIN, S. R; ENSSLIN, L.; PALADINI, E. P. A qualidade do ensino sob o viés da avaliação de um programa de pós-graduação em contabilidade: proposta de estruturação de um modelo híbrido. Revista de Administração da USP, v.43, n.2, p.117-137, 2008.
KOTLER, Philip. Desenvolvimento de estratégias e plano de marketing. In: KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Adminnistração de Marketing: Biblia do marketing. 12. ed. Sao Paulo: Pearson, 2007. Cap. 2. p. 40-41
McADAM, R.; BAILIE, B. Business performance measures and alignment impact in strategy: the role of business improvement models. International Journal of Operations & Production Management, v.22, n.9, p.972-996, 2002.
MILES, R. E; SNOW, C. C. Organizational strategy, structure, and process. Stanford. Stanford Business Books, 2003.
NEELY, A.; GREGORY, M.; PLATTS, K. Performance measurement system design: a literature review and research agenda. International Journal of Operations & Production Management, v.25, n.12, p.1228-1263, 2005.
PAZINI, F. K.; CUNHA, M. A.; GIMENEZ, F. A. P. Influência de um ambiente turbulento, estratégia e liderança no desempenho de empresas de pequeno porte: um estudo no setor industrial paranaense. In: ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA. 5, 2011, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ANPAd, 2011. Disponível em: Acesso em: 20 abr. 2018.
PELHAM, A. M.; WILSON, D. T. A longitudinal study of the impact of market structure, firm structure, strategy, and market orientation culture on dimensions of small- firm performance. Journal of Academy of Marketing Science, v.24, n.1, p.27-43, 1996.
PERIN, M. G.; SAMPAIO, C. H. Performance empresarial: uma comparação entre indicadores subjetivos e objetivos. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 23. Anais. Foz do Iguaçu, 1999.
RIGONI, E. H.; HOPPEN, N. Instrumentos de mensuração dos tipos estratégicos: uma análise comparativa no contexto do alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 35, 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAd, 2011. Disponível em: Acesso em: 20 abr. 2018.
ROSSETTO, C. R. et al. A relação entre o ambiente organizacional e comportamento estratégico: um estudo multicaso no setor de hospedagem (pousadas) da grande Florianópolis (SC). In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 35, 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAd, 2011. Disponível em: Acesso em: 20 abr 2018.