Esta es un versión antigua publicada el 2023-06-20. Consulte la versión más reciente.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA MODELAGEM DE UM NEGÓCIO EMPREENDEDOR: UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA

Autores/as

  • Rinaldo Allara Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Filipe Sulprino Batista
  • Ligia Maura Primo Maluf
  • José Antonio León Rodriguez

Resumen

Este texto apresenta o relato do processo de concepção e definição de um modelo de negócios inovador dedicado a suprir a demanda de serviços em cuidados e entretenimento infantil, Ao se identificar uma lacuna de mercado na oferta de soluções demandadas por pais ou responsáveis que necessitam confiar crianças sob sua responsabilidade aos cuidados profissionais, em situações imprevistas ou emergenciais . A proposta de valor envolve a intermediação entre clientes e prestadores de serviços por meio de um aplicativo. Trata-se de uma iniciativa sem precedentes, que não encontra concorrentes diretos estabelecidos no mercado. O projeto foi realizado com método científico adequado a trabalhos aplicados, o que lhe confere a propriedade de se constituir em um modelo replicável em situações equivalentes. Recorreu-se, também, ao apoio de visões conceituais e experimentais encontradas em fontes bibliográficas, no intuito de conferir validade à proposição apresentada em aspectos concernentes a um projeto empreendedor, compreendendo questões como a importância estratégica da inovação e a análise de condições a serem enfrentadas na implementação do projeto e ao longo de seus estágios evolutivos, o que possibilitou reduzir significativamente as incertezas quanto ao potencial de sucesso do novo negócio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Ansoff, H. I. (1977). Estratégia empresarial. McGraw-Hill.

Cravens, D.W., & Piercy, F. (2008). Marketing Estratégico (8a ed.). Amgh Editora.

Dornelas, J. C. A. (2021). Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. (8a ed.). Fazendo Acontecer.

Hitt, M. A., Ireland, R. D., & Hoskisson, R. E. (2011). Administração Estratégica: competitividade e globalização. (2a ed.). Cengage Learning.

Hooley, G. J., Saunders, J. A., & Piercy, N. F. (2005). Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. Pearson Prentice Hall.

Johnson, G., Scholes, K., & Whittington, R. (2011). Fundamentos de Estratégia. Bookman.

Kaplan, R. S., & Norton, D. P (2008). Mastering the management system. Harvard Business Review, 86(1), 62–77.

Kim, W. C., & Mauborgne, R. (2005). A estratégia do oceano azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. (10a ed.). Elsevier.

Kotler, P. (2000). Administração de Marketing. Pearson Education.

Lambin, J. J. (2000). Marketing estratégico. Mcgraw-hill: Interamericana.

Lei nº 13.709, de 14/08/2018, publicada em 15/08/2018 (2018). Dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet) (seção 1, nº 157). Brasília, DF. Diário Oficial da União. https://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm

Leiter, M (2020). Why Customer Experience Is Now Job No.1 for CEOs. Portal da Wharton University of Pennsylvania. https://knowledge.wharton.upenn.edu/article/experience-displaced-quality-job-no-1/utm_source=kw_newsletter&utm_medium=email&utm_camp%E2%80%A6

Malik, R. S., Ahmad, S. S., & Hussain, M. T. H (2019, March 12). A Review of Agile Methodology in IT Projects. 2nd International Conference on Advanced Computing and Software Engineering (ICACSE). https://ssrn.com/abstract=3351064

Marcondes, R. C., Miguel, L. A. P., Franklin, M. A., & Perez, G. (2017). Metodologia para elaboração de trabalhos práticos e aplicados: Administração e contabilidade. Editora Mackenzie. https://www.mackenzie.br/fileadmin/ARQUIVOS/Public/6-posgraduacao/upm-higienopolis/mestrado-doutorado/admin-desennegocios/2018/Livro_Metodologia_trabalhos_praticos.pdf

Motta, G. da S. (2022). O que é um artigo tecnológico? Revista de Administração Contemporânea, 26(1). https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2022220208.por

Porter, M. E. (2004). Estratégia Competitiva – Técnicas para análise da Indústria e Concorrência. (7a ed.). Campus.

Ries, A. e Trout, J. (1981). Posicionamento: A batalha pela sua mente. Warner Books – McGraw-Hill Inc.

Ries, E. (2012). A Startup Enxuta: Como os empreendedores atuais utilizam inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. Leya Editora.

Rigby, D. K., Sutherland, J., & Takeuchi, H. (2016). Embracing Agile: How to master the process that’s transforming management. Harvard Business Review, 50, 40–48. https://hbr.org/2016/05/embracing-agile

Robinson, S. J. Q., Hitchens, R. E., & Wade, D. O. (1978). A Matriz de Política Direcional – Ferramenta para Planejamento Estratégico.

Smith, H. A., & Watson, R. T. (2019). Digital Transformation at Carestream Health. MIS Quarterly Executive, 18(1), 85–98. https://aisel.aisnet.org/misqe/vol18/iss1/8

Publicado

2023-06-20

Versiones

Cómo citar

Allara, R., Batista, F. S., Maluf, L. M. P., & Rodriguez, J. A. L. (2023). INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA MODELAGEM DE UM NEGÓCIO EMPREENDEDOR: UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 10(4). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16017