Modelo de Negócios dedicado ao Desenvolvimento do Comportamento Empreendedor e Inovativo: um Relato de Experiência
Palabras clave:
Empreendedorimo, Modelo de Negócio, Desenvolvimento de NegócioResumen
O relato tem por objetivo descrever o modelo de negócio e compartilhar o conhecimento adquirido a partir da experiência de criação e implementação de um novo negócio voltado à oferta de soluções em infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), com promoção e desenvolvimento do comportamento empreendedor e inovativo. Na concepção original do empreendimento, pretendia-se que o escopo se restringisse a soluções técnicas aplicadas à gestão da infraestrutura de TI mediante serviços de consultoria, até que se identificaram demandas relativas ao desenvolvimento do comportamento empreendedor em ambientes corporativos e em indivíduos, ampliando o escopo do projeto diante da oportunidade percebida. O texto aqui apresentado discute os aspectos concernentes a um projeto empreendedor, em questões como a importância da inovação, motivações e competências típicas da ação empreendedora, bem como os riscos, problemas e limitações comumente enfrentados. Com base em visões conceituais e experimentais descritas em fontes bibliográficas, idealizou-se o modelo de negócios do empreendimento, que atinge seu terceiro ano de atuação, com payback atingido e carteira de negócios que proporciona boas margens de lucro, sistematicamente reinvestido em expansão para o desenvolvimento sustentável do negócio. O projeto pode ser visto como exemplo de situação típica vivenciada em iniciativas empreendedoras, razão pela qual se decidiu compartilhar o conhecimento adquirido com o intuito de contribuir para estender o impacto de sua implementação pela ampliação do conhecimento aplicado à tecnologia de gestão.Descargas
Citas
BORA DESENVOLVER. Site institucional. Disponível em: http://boradesenvolver.com.br/.
Acesso em: 17 jul. 2020.
BYGRAVE, W. D. The entrepreneurship paradigm: a philosophical look at its research methodologies.
Entrepreneurship Theory & Practice, fall, 1989, p. 7-26.
CANALTECH. Portal de notícias sobre tecnologia. Disponível em: https://canaltech.com.br/
android/google-remove-500-aplicativos-com-malware-da-play-store-99388/. Acesso em:
ago. 2017.
G1. Portal de notícias da empresa Globo Comunicação e Participações. Disponível em: https://
g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/mark-zuckerberg-depoe-ao-senado-sobre-uso-
de-dados-pelo-facebook.ghtml. Acesso em: 15 abr. 2018.
JULIEN, P. A. Empreendedorismo regional e economia do conhecimento. São Paulo: Saraiva,
KOLLMANN, T.; CHRISTOFOR, J.; KUCKERTZ, A. Explaining individual entrepreneurial
orientation: conceptualisation of a cross-cultural research framework. International Journal
of Entrepreneurship and Small Business, v. 4, n. 3, 2007, p. 325-340.
MARCONDES, R. C.; MIGUEL, L. A. P.; FRANKLIN, M. A.; PEREZ, G. Metodologia para
elaboração de trabalhos práticos e aplicados em Administração e Contabilidade. São Paulo:
Mackenzie, 2017.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation: handbook for visionaries,
game changers, and challengers. Hoboken, New Jersey: Wiley; 1 ed., 2010.
PORTER, M. E.; KRAMER, M. R. Estratégia e Sociedade: o vínculo entre vantagem competitiva
e responsabilidade social nas empresas. 2006. In: PORTER, M. E. Competição. Rio de
Janeiro: Campus/Elsevier, 2009, p. 437-510.
REICHHELD, F. F.; SASSER, W. E. Zero defections: quality comes to service. Harvard Business
Review, Sep./Oct., 1990, p. 105-111.
REVISTA VOCÊ S/A. São Paulo: Ed. Abril, n. 243, agosto, 2018.
RODRIGUES, M. P. L. O vale do desemprego. 1. ed. São Paulo: Bora Desenvolver, 2020.
SIMON, H. A. A behavioral model of rational choice. Quartely Journal of Economics, v. 69,
n. 1, fev., 1955, p. 99-118.
SIMON, H. A. Administrative decision making. Public Administration Review, 1965, p. 31-37.
SIMON, H. A. Reason in Human Affairs. Stanford: Stanford University Press, 1983.
TURKER, D.; ONVURAL, B.; KURSUNLUOGLU, E.; PINAR, C. Entrepreneurial propensity:
a field study on the Turkish university students. International Journal of Business, Economics
and Management, v. 1, n. 3, 2005, p. 15-27.
VALE, G.M.V.; CORREA, V.S; REIS, R.F. (2014). Motivações para o empreendedorismo: necessidade
versus oportunidade? RAC – Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 3,
art. 4, 2014, p. 311-327.