O papel dos intangíveis na criação de valor: uma aplicação para o setor de bens de consumo do mercado norte-americano
Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo testar a teoria proposta por Gu e Lev (2003, 2011) para mensuração de intangíveis para o setor de bens de consumo do mercado norte-americano. Usando variáveis da base de dados da DataStream da Thomson Reuters, investigou-se, por meio de análise de dados em painel, a relação das variáveis associadas à intangibilidade, tais
como pesquisa e desenvolvimento (RD), gastos com capital (Capex) e gastos administrativos, gerais e com vendas (SGA), no constructo IDEs e no capital intangível (IC). Verificou-se também se o IDEs e o desempenho operacional (Earn) representado pelo Ebitda podem explicar a criação de valor medida pela variável retorno ao acionista (TSR). Além disso, pesquisaram-se os seguintes aspectos: a relação entre o comprehensive value e o valor de mercado da empresa, e as relações entre os índices de intangibilidade com o retorno ao acionista, representando a criação de valor da empresa para o período de 2003 a 2007. De acordo com os resultados obtidos: 1. o IDEs e o IC apresentam relações positivas com as variáveis ligadas à intangibilidade, 2. o IDEs e ?Earn se relacionam positivamente com o retorno ao acionista, 3. o real valor da empresa, o comprehensive value, tem relação positiva com o valor de mercado da empresa e 4. os índices de intangibilidade Idem, Icom E MtCV demonstram relação positiva e significativa com o retorno ao acionista.