Gerenciamento de custos de uma pequena empresa
Abstract
O trabalho apresentado a seguir trata da apresentação dos conceitos teóricos do custo padrão e do custo-alvo, de forma a discorrer quanto suas diferentes possibilidades de análise e suas finalidades e por fim aplicar nas atividades de uma microempresa uma planilha eletrônica com fórmulas pré-definidas que a partir do input das informações dos custos reais mensais permitirá a aplicação prática dos conceitos de custeio anteriormente mencionados. Após a apresentação dos conceitos, serão apresentados os procedimentos efetuados pelos executores do projeto em parceria com os gestores da companhia estudada para inserir nas atividades operacionais de uma empresa de pequeno porte no ramo de padarias uma planilha eletrônica com fórmulas padrões que auxilie a utilização da contabilidade de custos (custo alvo e custo padrão). A pesquisa efetuada segue a metodologia intervencionista, cujo os executores realizaram pesquisa em campo para análise do preço de comercialização dos concorrentes como também perfil socioeconômico dos moradores da região e desta forma foi possível verificar que o preço utilizado pela empresa estudada neste trabalho é adequado. Além disso, a partir dos cálculos efetuados com auxílio da metodologia do custeio-padrão (considerando as informações obtidas com os gestores) foi constatado que para o negócio é mais rentável produzir o pão internamente do que o comprar de terceiro.
Downloads
References
REFERÊNCIAS
Bruni, A. L. & Famá, R. (2011). Gestão de Custos e Formação de Preços. 5ª ed. São Paulo: Editora Atlas S.A.
Carareto, E. S., Jayme, G., Tavares, M. P. Z., & VALE, V. P. (2006). Gestão estratégica de custos: custos na tomada de decisão. Revista de Economia da UEG, 2(2), 1-24.
Feil, P., Yook, K. H., & Kim, I. W. (2004). Japanese target costing: a historical perspective. International Journal, 11.
Ferreira, J. A. S. (2007). Contabilidade Custos. 1ª Ed. São Paulo: Pearson.
Horngren, C.T., Datar, S. & Foster, G. (2012). Contabilidade de Custos. 11ª ed. São Paulo: Pearson.
Izidoro, C. (2015). Contabilidade de Custos. 1ª São Paulo: Pearson.
Lorentz, F. (2015). Contabilidade e Análise de Custos: Uma abordagem prática e objetiva. 1ª ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora.
Martins, E. (2003). Contabilidade de custos. 9ª ed. São Paulo: Atlas.
Megliorini, E. (2006). Custos Análise e Gestão. 2 ª ed. São Paulo: Pearson, 2006.
Oyadomari, J. C. T., da Silva, P. L., de Mendonça Neto, O. R., & Riccio, E. L. (2014). Pesquisa intervencionista: um ensaio sobre as oportunidades e riscos para pesquisa brasileira em contabilidade gerencial. Advances in Scientific and Applied Accounting, 7(2), 244-265.
Rocha, W., & Martins, E. A. (1998). Custeio alvo (target costing). In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.
Silva, E. J. & Garbrecht, G.T. (2016). Custos Empresariais: uma visão sistêmica do processo de gestão em uma empresa. 1ª ed. São Paulo: Editora intersaberes.
Silva, C. L. (1999). Gestão estratégica de custos: o custo meta na cadeia de valor. Revista da FAE, 2(2).
Scarpin, J. E., & Rocha, W. (2000). Target Costing: abordagem conceitual e histórica. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.
Perez, J. H., Oliveira, L. M. & Costa, R. G. (2003). Gestão Estratégica De Custos. 3ª ed. São Paulo: Editora Atlas.
Vergara, S. C. (2003). Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 2a ed. São Paulo: Atlas.