Mapeamento de competências individuais de servidores técnico-administrativos de uma Universidade Pública brasileira
Palavras-chave:
Tecnologia social, Processos de Gestão de Pessoas, Competências Técnicas, Competências ComportamentaisResumo
No contexto do serviço público, onde a busca por melhorias na qualidade e eficiência dos serviços é constante, o mapeamento e diagnóstico de competências necessárias aos trabalhadores tornam-se ainda mais relevantes. Essa etapa inicial da gestão por competências permite identificar lacunas entre as competências necessárias e existentes, contribuindo para o desenvolvimento e alinhamento das mesmas às estratégias organizacionais. O presente estudo, metodológico e de natureza teórica/empírica, objetivou realizar o mapeamento de competências profissionais individuais de servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) de uma Universidade Pública Brasileira. Os dados foram coletados por meio de análise documental e entrevistas individuais, semiestruturadas, com 14 servidores TAEs. Procedeu-se a análise de conteúdo, resultando na categorização de duas dimensões de competências: técnicas e comportamentais. Foram identificadas 11 competências profissionais individuais, que englobam habilidades técnicas em tecnologia da informação, gestão documental e administrativa, bem como habilidades interpessoais de comunicação e relacionamento interpessoal. Essa pesquisa apresenta uma contribuição significativa para a gestão de pessoas no serviço público, alinhando-se com os princípios estabelecidos pela Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) e com a maioria das áreas temáticas de desenvolvimento de pessoas do planejamento estratégico da universidade em questão. Apesar das limitações, como o tamanho amostral reduzido e a possibilidade de outras competências existirem na realidade dos trabalhadores da instituição, a técnica de mapeamento mostrou-se útil, precisa e válida.
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