Redução de perdas operacionais de produtos perecíveis comercializados em uma rede de Atacarejo na Região Metropolitana de São PauloO
Palavras-chave:
Atacarejo, perdas, perecíveisResumo
O objetivo deste estudo foi a redução de perdas em atacarejo admitindo-se que a gestão de perdas é uma forma de obter-se vantagem competitiva. Foram aplicados conceitos de estratégia e vantagem competitiva, análise de dados, causa e efeito para solução de um problema real, as perdas de produtos perecíveis. A operação de um atacarejo é um misto de uma operação de varejo (venda de unidades ao consumidor final) e o atacado (venda de grandes volumes a empreendedores, donos de comércios). A pesquisa aplicada foi realizada empresa Atacarejo Ipsum (nome fictício em razão da confidencialidade) conta com cinco lojas distribuídas na capital, região metropolitana e no interior de São Paulo. Atende tanto o consumidor final quanto o pequeno empreendedor. Suas lojas possuem amplo sortimento tendo como grupos principais açougue, hortifruti, mercearia, bebidas, higiene e limpeza. Foi utilizado o Tableau para analisar os dados de perdas financeiras para duas lojas por um período de quatro meses e no nível de produto. A intervenção baseou-se em três pilares: refrigeração, controle de data de validade e gestão de estoque. Espera-se a melhora na vantagem competitiva da empresa pela implementação das ações definidas. Foram combinadas metodologias de análise da vantagem competitiva (Barney e Hesterly, 2011), metodologia de trabalhos práticos (Marcondes et alli, 2017) e metodologia de análise estruturada de dados KDD (Fayyad et alli, 1996). As análises levaram à descoberta de informações relevantes para a gestão de negócio de empresa de médio porte promovendo ganho de produtividade e aumentando a satisfação com o serviço oferecido.
Downloads
Referências
Associação Brasileira de Prevenção de Perdas [ABRAPPE] – (2019) Pesquisa ABRAPPE de Perdas no Varejo Brasileiro. Recuperado em 27 de setembro de 2020 de http://www.abrappe.com.br/downloads/EY_Pesquisa_Abrappe_2019.pdf
Associação Brasileira de Supermercados [ABRAS] (2020) Setor supermercadista registra faturamento de R$ 378,3 bilhões em 2019, junho de 2020. Recuperado em 27 de setembro de 2020 de https://www.abras.com.br/clipping.php?area=20&clipping=70791
Associação Paulista de Supermercados [APAS] (2011) Programa de Olho na Validade. Recu-perado em 27 de setembro de 2020 de https://portalapas.org.br/campanhas/de-olho-na-validade/
Barney, J. B., & Hesterly, W. S. (2011). Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Prentice Hall Brasil.
Bluesoft (2021). Funcionalidades do ERP. Recuperado em 2 de maio de 2021 de https://bluesoft.com.br/funcionalidades/
Bozzo, A. L. (2016). Análise da preferência do consumidor de baixa renda para a expansão da rede de supermercados Dia% nas regiões periféricas de São Paulo e São José dos Campos (SP): Mercado de vizinhança e atacarejo. (Dissertação de mestrado). Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM, São Paulo, SP, Brasil.
Castro, L.N., & Ferrari, D.G. (2016). Introdução à mineração de dados. São Paulo: Saraiva.
Fayyad, U.M., Piatetsky Shapiro, G., & Smyth, P. (1996). From data mining to knowledge discovery in database. AI Magazine. 17(3), Fall 1996. pp. 38-54.
Ishikawa, K. (1993) Controle de qualidade total à maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campus.
Johnson, G., Scholes, K., & Whittington, R. (2007). Explorando a estratégia corporativa: textos e casos. Porto Alegre: Bookman.
Marcondes, R.C.; Miguel, L.A. P.; Franklin, M.A., & Perez, G. (2017). Metodologia para elaboração de trabalhos práticos e aplicados: administração e contabilidade. Recuperado em 16 de junho de 2020 de https://www.mackenzie.br/fileadmin/ARQUIVOS/Public/6-pos-graduacao/upm-higienopolis/mestrado-doutorado/admin-desen-negocios/2018/Livro_Metodologia_trabalhos_praticos.pdf
Nunes, Filho, R. (2020) Um passo a ser celebrado. SuperHiper. 46(526), maio de 2020. pp. 18-19, Ranking 2020, pp. 46-57. Recuperado em 27 de setembro de 2020 de http://superhiper.abras.com.br/pdf/259.pdf
Projeto Fruta Feia (2020), Portugal. Recuperado em 10 de outubro de 2020 de https://frutafeia.pt/pt
Rios, T. C. (2012) Boas práticas em supermercados e na central de armazenamento e distri-buição. UFRGS. Recuperado em 08 de março de 2021 de https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/72764/000870966.pdf
Sanzovo, Neto, J. Desafios e bons resultados. SuperHiper. 46(526), maio de 2020. P. 3. Recuperado em 27 de setembro de 2020 de http://superhiper.abras.com.br/pdf/259.pdf
Tableau (2021). The Tableau Platform. Recuperado em 2 de maio de 2021 de https://www.tableau.com/products/our-platform
Venngage (2020) Como escolher os melhores tipos de gráficos para seu infográfico? Venngage consultoria. Recuperado em 10 de outubro de 2020 de https://pt.venngage.com/blog/tipos-de-graficos/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Claudirene Santos Ferreira, Alberto de Medeiros Júnior, José Geraldo de Araújo Guimarães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais dos artigos publicados na Práticas em Contabilidade e Gestão pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo. Após a aprovação do artigo, os autores concedem à revista o direito da primeira publicação.