DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIO DE UM SISTEMA DE CONTROLE CRUZADO PARA ABASTECIMENTOS MARÍTIMOS

Autores

  • Ricardo Silva Araújo Silveira Filho
  • Alexandre Ghobril Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Controle Ambiental, Abastecimento de Grandes Embarcações, Meio Ambiente

Resumo

Este projeto apresenta a trajetória da EPACTA, startup de Planejamento e Controle Ambiental, no processo de análise e desenvolvimento de um novo negócio baseado em uma solução tecnológica para Controle Cruzado de Abastecimento de Combustível. O projeto contempla um dispositivo capaz de oferecer uma solução para mitigar riscos de vazamento de combustível no abastecimento de grandes embarcações que ocorrem especialmente em alto mar e danos ambientais decorrentes, além de dificultar roubos e desvios neste processo. O projeto é caracterizado como uma inovação disruptiva por desenvolver uma tecnologia por meio de um dispositivo inexistente no mercado, ofertando uma solução direta para problemas oriundos do formato de abastecimento de combustível de grandes embarcações. A inovação também está na proposição de um novo modelo de negócio e estratégias de monetização. A complexidade deste projeto se concentrou, inicialmente, na engenharia e desenvolvimento das variáveis que compõem este dispositivo e da execução de um projeto piloto através de laboratórios terceirizados. No ciclo de desenvolvimento do negócio, a complexidade se dá pela necessidade de desenvolvimento de parcerias para produção e canais de comercialização dos sistemas. Este projeto tende a impactar de forma positiva todos os formatos de abastecimento de combustíveis de grandes embarcações que são realizados nos mares e rios, no Brasil e no mundo. Além do impacto pela potencial redução de vazamentos e de acidentas ambientais. Seguiu-se o método de solução de problemas e aproveitamento de oportunidades proposto por Marcondes, Miguel, Franklin & Perez (2017).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOAT SHOW 25. (2022). São Paulo, SP. [Salão Náutico Paulista]: evento realizado de 23 a 28 de setembro de 2022. São Paulo < https://saopauloboatshow.com.br/o-boat-show/>

BRASIL. Marinha (2023). Relatórios de Investigação de Acidentes Marítimos. Rio de Janeiro. < https://www.marinha.mil.br/dpc/relatorios-de-investigacao-de-acidentes-maritimos

Carmo, José S. Antunes do (2003). Contribuição para a prevenção e controlo de derrames petrolíferos em zonas costeiras. Lisboa, Portugal. Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa. 7p.

Davenport, Thomas H. (2016). The Analytical Marketer. Cambridge, Mass.: Harvard Business Review Press.

EPE - Empresa de Pesquisa Energética (2019). Rio de Janeiro, RJ. IMO 2020: a nova regulamentação de combustíveis marítimos. Rio de Janeiro: EPE, 70p.

Freitas, C. M (1995). Acidentes químicos ampliados: um desafio para a saúde pública. Saúde Pública, São Paulo, v.29, n.6, p.503-14.

Justino, Antônio Henrique Ferraz. Operações de abastecimento de óleo combustível por unidades offshore na Bacia de Campos. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Naval) – Centro de Instrução Almirante Graça Aranha de Formação de Oficiais de Máquinas da Marinha Mercante. Rio de Janeiro, RJ.

Marcondes, Reynaldo C., Miguel, Lilian P., Franklin, Marcos A.; & Perez, Gilberto. 2017. Metodologia para trabalhos práticos e aplicados: administração e contabilidade. São Paulo: Ed. Mackenzie.

Monte, L. M. (2018) Abastecimento de navios na Petrobrás: Modelo de decisão baseado em custos. 2018. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Engenharia Industrial, Rio de Janeiro, RJ.

Monteiro, C., Eleink, P., Lopes, B & Cost, J. (2018) Modelagem numérica da reprodutibilidade de derrame de óleo bunker durante operação de abastecimento de embarcação. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão, Curitiba, PR, v.3, n.3 ,p. 1–26, set. 2018.

Osterwalder, A., & Pigneur, (2011) Y. Business model generation. New Jersey: John Wiley & Sons.

Pereira, P. S.J.; & Brito, A. M. (2012) Controle ambiental. Fortaleza. CE: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, 110p.

Silva, Priscila Reis da. (2004) Transporte Marítimo de Petróleo e Derivados na Costa Brasileira: estrutura e implicações ambientais. 2004. Tese (Mestrado em Ciências em Planejamento Energético) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Silva, T. M.B, Nascimento, A. M.; Cidreira-Neto; I. R.G.; Nascimento; R. C.M; Guilherme; B.C.; & Silva, F.C.L.(2022). Divulgação científica sobre o derramamento de óleo no litoral do Brasil. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, SC, v. 13, n.1, p. 63-77, jan./abr. 2022.

Silva, Valéria G. (2020). Meio Ambiente, a urgência da proteção e da sustentabilidade. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. São Paulo, ano 5, ed. 03, v.4, p. 5-19, mar. 2020. < https://www.nucleodoconhecimento.com.br/lei/urgencia-da-protecao>

Sotelo, Luciana.(2013). Abastecimento de combustível de grandes embarcações. Canal Aquaviário, You Tube, 17 de fevereiro de 2013. Canal Aquaviário do Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo – SETTAPORT. https://www.youtube.com/watch?v=8LE27aBSc2w

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Silveira Filho, R. S. A., & Ghobril, A. (2024). DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIO DE UM SISTEMA DE CONTROLE CRUZADO PARA ABASTECIMENTOS MARÍTIMOS . Práticas Em Contabilidade E Gestão, 11(4). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16780

Edição

Seção

Relatos Tecnológicos