GASTOS COM EDUCAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM OS INDICADORES CONTÁBEIS DOS MUNICÍPIOS CAPIXABAS

Autores

  • Danilo Moraes Silva Scopel Fucape Business School
  • Aridelmo Teixeira Fucape Business School
  • Aziz Xavier Beiruth Fucape Business School

Palavras-chave:

Saúde financeira, Indicadores contábeis, Educação

Resumo

Atualmente, os gestores públicos têm o desafio de aliar demanda por serviços à população com recursos escassos. Assim, visam eficiência na tomada de decisão. A literatura mostra que análise via indicadores contábeis é um mecanismo que contribui com esse propósito. Destarte objetivou-se responder: “Os indicadores contábeis, apurados nos balanços dos municípios capixabas, têm relação com o investido em educação?” Para responder a essa questão, utilizou-se dos métodos estatísticos: estatística descritiva, regressão linear e correlação de Pearson. Os resultados indicam que alguns quocientes utilizados, como Liquidez Imediata e Composição do Endividamento, apresentaram relação com o investido em educação e relevância em utilizar os indicadores para sugerir caminhos para auxiliar na decisão de investir mais ou não, a fim de aperfeiçoar os serviços prestados.

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Biografia do Autor

Danilo Moraes Silva Scopel, Fucape Business School

Mestre em Administração

Aridelmo Teixeira, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade

Aziz Xavier Beiruth, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

Moraes Silva Scopel, D., Teixeira, A., & Beiruth, A. X. (2024). GASTOS COM EDUCAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM OS INDICADORES CONTÁBEIS DOS MUNICÍPIOS CAPIXABAS. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 11(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16685