Evasão em IES Privadas: Ensaio sobre a importância do relacionamento entre a universidade e o alunado

Autores

  • Nilton Galli Bassi Universidade Mackenzie

Palavras-chave:

Evasão no Ensino Superior, Satisfação dos estudantes, Percepção de qualidade, Perfil dos estudantes

Resumo

Este ensaio trata da evasão nas universidades privadas brasileiras examinando a natureza do problema sob uma perspectiva multidimensional, que transcende questões financeiras, abordando temas relevantes como o papel dos discentes nas Instituições do Ensino Superior (IES), a percepção da qualidade de serviço e o grau de satisfação, bem como a interação entre diversos fatores que podem levar o estudante a tomar a decisão de se evadir. Ao final, apontam-se recomendações para melhorar os índices de retenção, por meio de uma melhor compreensão do perfil e dos anseios do alunado, de modo a viabilizar o desenvolvimento de um relacionamento em que o estudante poderá se transformar em um importante agente de mudanças institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves, H., & Raposo, M. (2007). Conceptual Model of Student Satisfaction in Higher Education. Total Quality Management, 17(9), 1261–1278. https://doi.org/10.1080/14783360601074315

Audin, K., & Davy, J. (2003). University quality of life and learning (UNiQoLL): an approach to student well-being, satisfaction and institutional change. Journal of Further and Higher Education, 27(4), 365–382. https://doi.org/10.1080/0309877032000128073

Ciobanu, A. (2013). The Role of Student Services in the Improving of Student Experience in Higher Education. Procedia: Social Behavioral Sciences, 92, 169–173. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.08.654

Collins, D. (2013). The Student as a Consumer. The Evolution. https://evolllution.com/opinions/student-as-consumer/

Cugini, A., Carú, A., & Zerbini, F. (2007). The Cost of Customer Satisfaction. European Accounting Review, 16(3), 499–530. https://doi.org/10.1080/09638180701507130

Hubbell, L. (2015). Students Aren’t Consumers. Academic Questions, 28(1), 82–89. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019). Censo da Educação do Ensino Superior. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/

estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf

Jovancic, N. (2019). Student Satisfaction Survey. LeadQuizzes. https://www.leadquizzes.com/blog/student-satisfaction-survey/

Marques, U. (2016, Out). Foco nos Alunos Desertores: Atenção e Combate à Evasão. Revista Ensino Superior, (213), 44–45. https://pt.calameo.com/read/004644166d152b0980ef6

Matthews, K. E. (2018, Abr 12). Stop treating students like customers and start working with them as partners in learning. The Conversation. https://theconversation.com/stop-treatingstudents-like-customers-and-start-working-with-them-as-partners-in-learning-93276

Merchant, K. A., & Stede, W. V. d. (2011). Management Control Systems (2 ed.). Pearson.

Nasser, R. N., Khoury, B., & Abouchedid, K. (2008). University students’ knowledge of services and programs in relation to satisfaction. A case study of a private university in Lebanon.

Quality Assurance in Education: An International Perspective, 16(1), 80–97. https://doi.org/10.1108/09684880810848422

Searcy, Y. D. (2017, Jun 5). Let Me Speak to the Manager! Inside Higher Ed. https://www.insidehighered.com/views/2017/06/05/higher-ed-should-view-public-not-student-customer-essay

Severiano, M. (2021). Evitando a Evasão, Estratégias de Retenção e Permanência. W4 Editora.

Sultan, P., & Wong, H. Y. (2013). Antecedents and consequences of service quality in a higher education context: A qualitative research approach. Quality Assurance in Education, 21(1), 70–95. https://doi.org/10.1108/09684881311293070

Tinto, V. (1993). Leaving College: rethinking the causes and cures of attrition. (2 ed.). University of Chicago Press Books.

Weerasinghe, S. (2017). Students’ Satisfaction in Higher Education Literature Review. American Journal of Educational Research, 5(5), 533–539.

Wood, P. (2016). Students are not Customers. National Association of Scholars. https://www.nas.org/blogs/article/students_are_not_customers

Downloads

Publicado

2023-02-07

Como Citar

Galli Bassi, N. (2023). Evasão em IES Privadas: Ensaio sobre a importância do relacionamento entre a universidade e o alunado. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 10(3), 1–15. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/15599