O Programa Prêmio Empreendedor Sabesp para ampliar a Inovação Corporativa

Autores

  • William Ferraz Ramalho de Sousa Sabesp
  • Alexandre Nabil Ghobril Universidade Presbiteriana Mackenzie / São Paulo / SP

Palavras-chave:

Inovação, Empreendedorismo Corporativo, Cultura Organizacional, Estratégia

Resumo

O Prêmio Empreendedor Sabesp visa a estimular a geração de ideias e proposição de projetos inovadores pelos empregados da empresa e, com isso, reduzir ineficiências e propor novas soluções para o mercado, ampliando sua capacidade competitiva. As mudanças são estimuladas, por um lado, pela possibilidade de aumento da concorrência decorrente de mudanças no marco regulatório e, de outro, pela demanda crescente dos seus consumidores por novos produtos e melhor nível de serviços. Todavia, a constatação de uma cultura ainda incipiente de inovação na Sabesp poderia ser um fator restritivo que precisaria ser contemplado. A solução proposta foi materializada no Prêmio Empreendedor Sabesp, que recebe dos empregados ideias e boas práticas ou experiências técnicas. As soluções são avaliadas e as melhores são premiadas, sendo que as ideias qualificadas são submetidas a estudo de viabilidade para tornar-se projeto técnico e as práticas e experiências são compartilhadas às áreas da empresa para replicação. O programa é contínuo e aplicado em ciclos anuais. Como evolução, vislumbra-se que o programa adapte constantemente seu modelo de forma a reduzir os estímulos de compensação e elevar o engajamento natural e autônomo ao empreendedorismo. O trabalho reforça o papel estratégico que é possível ser exercido por uma área de gestão de pessoas, ao impulsionar resultados de negócio por meio de ações de transformação organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Ferraz Ramalho de Sousa, Sabesp

Mestre em Administração do Desenvolvimento de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Gestor da área de Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas, responsável pelo Prêmio Empreendedor Sabesp.

Alexandre Nabil Ghobril, Universidade Presbiteriana Mackenzie / São Paulo / SP

Engenheiro Naval pela Escola Politecnica da USP, Mestre em adminsitração pela Fundação Getulio Vargas e Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pos-doutor pelo Illinois Institute of Technology. É professor do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios.

Referências

BARNEY, J.; HESTERLY, W. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo:

Pearson Prentice-Hall, 2011.

BERGAMINI, C. W.; CODA, R. Psicologia aplicada à administração de empresas: Psicologia

do comportamento organizacional. São Paulo: Atlas, 1997.

BRASIL. Lei nº 14.026, de 15 de julho de 2020. Atualiza o marco legal do saneamento básico.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14026.htm.

Acesso em: 17 set. 2020.

CAMERON, K. S.; QUINN, R. E. Diagnosing and changing organizational culture: based on

the Competing Values Framework. New York: John Wiley & Sons, 2011.

DORNELAS, J. C. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar

na sua empresa. São Paulo: Elsevier, 2009.

FINOCCHIO, J. J. Project Model Canvas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

HASHIMOTO, M. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade

através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.

MARCONDES, R. C.; MIGUEL, L. A. P.; FRANKLIN, M. A.; PEREZ, G. Metodologia para

trabalhos práticos e aplicados. São Paulo: Mackenzie, 2017.

MILLER, D. Gestão de mudança com sucesso: uma abordagem organizacional focada em

pessoas. São Paulo: Integrare Editora, 2015.

PAGLIUSO, A. T.; CARDOSO R.; SPIEGEL, T. Gestão organizacional: o desafio da construção

do modelo de gestão. São Paulo: Saraiva, 2010.

PINCHOT, G. III. Intrapreneuring. New York: Harper & Row, 1985.

PORTUGAL, M. (2015). Intraempreendedorismo e reputação organizacional: uma aproximação

conceptual. In: Proceedings of the 5ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo –

Ciem Outubro 2015 (pp. 226-231). EMPREEND – Associação Portuguesa para o Empreendededorismo.

Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/284714360_

Intraempreendedorismo_e_Reputacao_Organizacional_Uma_aproximacao_conceptual.

–ok. Acesso em: 14 jun. 2019.

SABESP. Site Institucional. Disponível em: http://site.sabesp.com.br/site/Default.aspx. Acesso

em: 15 maio 2019.

VERGARA, S. C. (2006). Gestão da Qualidade. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

Ferraz Ramalho de Sousa, W. ., & Ghobril, A. N. (2020). O Programa Prêmio Empreendedor Sabesp para ampliar a Inovação Corporativa. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 8(4). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/14067

Edição

Seção

Relatos Tecnológicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)