Comportamento estratégico de uma empresa do segmento gastronômico do municipio de Brejo do Cruz - PB

  • Oderlania Ferreira Nobre Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Wedson Gonçalves da Silva Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Salmo Batista de Araújo Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Pablo Phorlan Pereira de Araújo Faculdade Católica Santa Teresinha
  • Leandro Aparecido da Silva Faculdade Católica Santa Teresinha http://orcid.org/0000-0002-7108-143X

Resumo

As famílias brasileiras no ano de 2017 tiveram mais dinheiro disponível para gastar em restaurantes, bares e lanchonetes. Diante da importância desta temática o estudo procurou qual o comportamento estratégico apresentado por uma empresa do segmento gastronômico do município de Brejo do Cruz-PB? Para a resolução desse problema traçou-se como objetivo geral compreender o comportamento estratégico de uma empresa do segmento gastronômico do município de Brejo do Cruz-PB. Para o alcance desse objetivo geral apresenta-se os seguintes objetivos específicos: caracterizar a equipe de trabalho com relação a distribuição socioeconômica e de experiência profissional, compreender como funciona a comunicação no ambiente de trabalho, analisar a padronização e o atendimento na perspectiva dos colaboradores e avaliar os níveis de satisfação dos clientes. O lócus da pesquisa foi a empresa Pizzaria Pizzamore localizada na cidade de Brejo do Cruz-PB, a obtenção das informações ocorreu por meio de 16 perguntas objetivas aplicadas junto a 8 colaboradores de diferentes funções. A fundamentação teórica da pesquisa foi embasa nas obras de Bortoluzzi, Ensslin e Ensslin (2010) e ARCHER et al. (2011). A pesquisa constatou através das respostas que o fluxo de informações são claras e constantemente seguidas por todos.

Palavras-chave: Comportamento estratégico. Desempenho organizacional. Gastronomia.

Biografia do Autor

Leandro Aparecido da Silva, Faculdade Católica Santa Teresinha
Professor em exercício na instituição Faculdade Católica Santa Teresinha. Mestre em Administração com ênfase em Gestão e Estratégia de Negócios pela Universidade Potiguar (2015). Especialista em Gestão Estratégica na modalidade MBA pela Universidade de São Paulo FEA-USP (2015). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Potiguar (2005). Graduando do curso de Administração pela Universidade Potiguar. Possui certificação Life Cycle Canvas para atuação em gestão de projetos. Pesquisas e publicações nas áreas de Gestão Estratégica e Competitividade nas MPE?s, Logística Empresarial e Cadeia de Suprimentos, Marketing, Modelos de Gestão e Processos de Negócios, Sistemas e Tecnologia da Informação em MPEs e Órgãos Públicos. Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Católica Santa Teresinha. Avaliador de artigos científicos e mediador de sessões técnicas de apresentação de artigos científicos do Congresso Internacional de Administração (ADMPG) nos anos de 2016, 2017 E 2018, integrante da comissão científica do mesmo evento no ano de 2017. Atua no curso de Administração da FCST as disciplinas de Informática Básica, Administração de Sistemas de Informação, Laboratório de Informática, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais e Administração da Produção. Já no curso de Ciências Contábeis da FCST ensina as disciplinas de Laboratório de Informática, Sistemas de Informações Gerenciais e Consultoria Empresarial. No curso de Serviço Social da FCST trabalha com a disciplina Conhecimentos em Informática. Gestor na empresa LT Máquinas.

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Publicado
2020-02-11
Como Citar
Nobre, O. F., Silva, W. G. da, Araújo, S. B. de, Araújo, P. P. P. de, & Silva, L. A. da. (2020). Comportamento estratégico de uma empresa do segmento gastronômico do municipio de Brejo do Cruz - PB . Práticas Em Contabilidade E Gestão, 7(4). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/12855