Projeto
do corpo à notícia
Mots-clés :
Gêneros textuais, Sequência didática, Temas transversaisRésumé
O presente artigo oferta uma sequência didática para ser desenvolvida com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. Tal proposta está calcada no Tema Transversal Saúde, em competências e habilidades referentes à fase citada e em diferentes gêneros textuais, objeto do conhecimento do componente Língua Portuguesa. A sequência é pensada para que o processo de ensino-aprendizagem seja significativo e envolvente para o aluno contemporâneo.
Téléchargements
Références
BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. e-PUB. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Metodologias-Ativas-para- -uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf. Acesso em: abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/ contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: abr. 2023.
CORDEIRO, N. V. Temas contemporâneos e transversais na BNCC: as contribuições da transdisciplinaridade. 2019. 119 f. Dissertação (Stricto Sensu em Educação) − Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://bdtd.ucb. br:8443/jspui/bitstream/tede/2661/2/NataliadeVasconcelosCordeiroDissertacao2019. pdf. Acesso em: abr. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Blog ECA, 2013. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/ metodologias_moran1.pdf. Acesso em: abr. 2023.
PIZZIMENTI, C. Trabalhando valores em sala de aula: histórias para rodas de conversa − Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2013.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Lourenzo Guidoni Maragni 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.