Proyecyo: desde el cuerpo a la noticia
do corpo à notícia
Palabras clave:
Gêneros textuais, Sequência didática, Temas transversaisResumen
O presente artigo oferta uma sequência didática para ser desenvolvida com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. Tal proposta está calcada no Tema Transversal Saúde, em competências e habilidades referentes à fase citada e em diferentes gêneros textuais, objeto do conhecimento do componente Língua Portuguesa. A sequência é pensada para que o processo de ensino-aprendizagem seja significativo e envolvente para o aluno contemporâneo.
Descargas
Citas
BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. e-PUB. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Metodologias-Ativas-para- -uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf. Acesso em: abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/ contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: abr. 2023.
CORDEIRO, N. V. Temas contemporâneos e transversais na BNCC: as contribuições da transdisciplinaridade. 2019. 119 f. Dissertação (Stricto Sensu em Educação) − Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://bdtd.ucb. br:8443/jspui/bitstream/tede/2661/2/NataliadeVasconcelosCordeiroDissertacao2019. pdf. Acesso em: abr. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Blog ECA, 2013. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/ metodologias_moran1.pdf. Acesso em: abr. 2023.
PIZZIMENTI, C. Trabalhando valores em sala de aula: histórias para rodas de conversa − Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Lourenzo Guidoni Maragni
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.