Linguagem mercadológica em ambiente mobile

uma leitura dialógica das estratégias argumentativas do site do aplicativo ELSA Speak

Autores/as

Palabras clave:

Aprendizagem de Línguas Assistida por Dispositivos Móveis, Software educacional, Aprendizagem móvel

Resumen

Considerando que o inglês o idioma mais estudada em ambiente mobile (SONNAD, 2016), o objetivo deste trabalho é observar como os desenvolvedores de um aplicativo, o ELSA Speak, descrevem-no em seu site, tendo em mente verificar a presença de uma linguagem mercadológica. Para tanto, considerou-se alguns conceitos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2010; BARROS, 1994; VOLÓCHINOV, 2018) para conduzir a análise. Ao final, foi possível perceber estratégias argumentativas de persuasão no texto características de uma linguagem mercadológica, que se deram, principalmente, pela idealização da busca de uma fala/pronúncia que se aproxime à de um nativo da língua estudada. Além disso, constatou-se um certo incentivo à individualidade no processo de aprendizagem, sendo o usuário responsável pelo seu progresso educativo e o aplicativo.

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Biografía del autor/a

Davi Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens, na área de Linguística e Semiótica e na linha de pesquisa Linguagens, Identidade e Ensino, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Letras - Português e Inglês também pela UFMS. Foi estagiário na Secretaria de Inovação Pedagógica Digital da Agência de Educação Digital e a Distância da UFMS (SEPED/AGEAD). Possui interesse nos seguintes temas: ensino e avaliação mediados pelas tecnologias, letramento crítico, formação cidadã, ensino de línguas e multimodalidade. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação (Geple) - UFMS/CNPq. Também possui experiência com ensino de inglês para alunos do fundamental I e II, Pré I e II e Maternal, ensino de língua portuguesa (leitura e interpretação de textos) e tradução de artigos da área na saúde/enfermagem. E-mail para contato: davi3rodrigues@gmail.com

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Publicado

2024-11-07

Cómo citar

Rodrigues, D. (2024). Linguagem mercadológica em ambiente mobile: uma leitura dialógica das estratégias argumentativas do site do aplicativo ELSA Speak. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 24(2). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16454