Projeto

do corpo à notícia

Autores

  • Lourenzo Guidoni Maragni Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Sequência didática, Temas transversais

Resumo

O presente artigo oferta uma sequência didática para ser desenvolvida com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. Tal proposta está calcada no Tema Transversal Saúde, em competências e habilidades referentes à fase citada e em diferentes gêneros textuais, objeto do conhecimento do componente Língua Portuguesa. A sequência é pensada para que o processo de ensino-aprendizagem seja significativo e envolvente para o aluno contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. e-PUB. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Metodologias-Ativas-para- -uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf. Acesso em: abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/ contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: abr. 2023.

CORDEIRO, N. V. Temas contemporâneos e transversais na BNCC: as contribuições da transdisciplinaridade. 2019. 119 f. Dissertação (Stricto Sensu em Educação) − Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://bdtd.ucb. br:8443/jspui/bitstream/tede/2661/2/NataliadeVasconcelosCordeiroDissertacao2019. pdf. Acesso em: abr. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Blog ECA, 2013. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/ metodologias_moran1.pdf. Acesso em: abr. 2023.

PIZZIMENTI, C. Trabalhando valores em sala de aula: histórias para rodas de conversa − Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

2023-06-19

Como Citar

Guidoni Maragni, L. (2023). Projeto: do corpo à notícia. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(1), 60–76. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15795