Vazio Urbano ou Subutilizado? Entre Conceitos e Classificações
Palavras-chave:
Vazio Urbano, subutilização, conceitosResumo
Diante das inúmeras abordagens que consideram o fenômeno dos vazios urbanos nas cidades contemporâneas, surgem questões relacionadas à abrangência do termo vazio urbano e das categorias utilizadas em inventários técnicos e acadêmicos. Ora o vazio urbano é associado apenas às áreas fundiárias nunca antes ocupadas e às áreas intersticiais, ora é relacionado à condição de vacância de estruturas que tiveram o uso e a ocupação alterados por esvaziamento. Sendo assim, este artigo tem a intenção de discutir conceitos e sugerir uma classificação, na escala do lote, para os vazios urbanos e imóveis subutilizados, que serão ilustradas com exemplos encontrados no Centro Histórico tombado de João Pessoa, PB. Discutem-se aqui diferentes abordagens que geram questionamentos diversos: quando um espaço é considerado vazio urbano? Que aspectos delimitam a condição de subutilização? Edifícios obsoletos são considerados vazios da mesma forma que os lotes não utilizados? A partir de uma revisão bibliográfica dos principais autores que discutem o tema, foi elaborada uma classificação que distingue os ‘vazios urbanos’ dos ‘imóveis subutilizados’. Acredita-se que esta distinção é essencial, por garantir coesão a um conceito que de outra forma poderia se estender indefinidamente, passando a designar diversos espaços e confundindo o objeto da análise.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.