Fragmentos de sonho: arquitetura do ferro em Belém
Palavras-chave:
Arquitetura Eclética, Arquitetura em FerroResumo
Este trabalho de pesquisa tem como ponto principal o estudo das edificações e mobiliário urbano em ferro, implantados na cidade de Belém, no período de 1890 a 1910, enfocando a questão da preservação e conservação desses monumentos. Partiu-se da premissa inicial de que esses elementos desempenharam papel representativo, no plano físico, relacionado à chegada do pensamento moderno em Belém. Como a própria natureza da modernidade, foram importados em forma de fragmentos, trazendo a idéia de algo inovador e do que havia de mais moderno na Europa, a partir da concepção brasileira, da época. A partir da necessidade do entendimento do papel desses edifícios, foi realizado um levantamento físico e histórico e elaborado um roteiro, que norteou as análises e consistiu do histórico do edifício, descrição estilística e da tipologia construtiva, principais intervenções e estudo do entorno. Essa análise de cada prédio teve como objetivo subsidiar projetos de restauração, reabilitação e reciclagem e definir algumas diretrizes para a conservação desses edifícios, que serão apresentadas na conclusão do trabalho.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.