Arquitetura Moderna na praia: residências na praia de Pernambuco, Guarujá
Palavras-chave:
Projetos residenciais, Arquitetura moderna,Resumo
Nos anos de 1960, um jovem arquiteto projetou diversas casas na praia de Pernambuco em Guarujá, SP, que com suas características de arquitetura moderna vieram a formar um conjunto homogêneo, formando uma paisagem única. As casas “pirâmide” de Eduardo Longo se tornariam durante esta década ícones arquitetônicos. Outros projetos como os de Miguel Juliano, Paulo Mendes da Rocha, Rodrigo Lefèvre, Eurico Prado Lopes, Décio Tozzi e Sami Bussab que aplicam elementos formais comuns à arquitetura paulista, como austeridade e o respeito no uso de materiais e instalações à vista. Este artigo focaliza esses projetos, procurando entender o espaço que estruturam, os materiais utilizados e a volumetria que no conjunto das residências forma a característica da praia de Pernambuco.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.