<i>Clusters</i> como instrumento estratégico de regeneração urbana sustentável.
Palavras-chave:
Clusters, reestruturação produtiva, Regeneração urbana,Resumo
Nas recentes transformações da nova economia, mais dinâmica e flexível, as cidades industriais receberam o título de metrópoles pósindustriais, ou, melhor dizendo, de economias pós-fordista. Estas metrópoles, em muitas situações, acabam por se desvitalizar alcançando um estado de deterioração da qualidade de vida de seu espaço urbano que exige a necessidade eminente de intervenção. Na procura por novas estratégias e da preocupação pelo desenvolvimento das cidades, os clusters foram selecionados como um instrumento com potencial de transformação deste estado caótico das metrópoles contemporâneas. Isto porque podem ser pólos geradores de requalificação de áreas em processo de reestruturação produtiva, devido ao forte impacto que causam no entorno. Objetiva-se entender como os clusters podem ser considerados partes ativas de políticas públicas voltadas para a regeneração urbana.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.