Plano Diretor Urbano - Instrumento da Desigualdade Social: Uma Análise do Caso de Vitória da Conquista-BA.
Palabras clave:
Planejamento, Plano Diretor, Segregação Social.Resumen
Pensar na cidade como espaço democrático e acessível a todos é o pensamento em voga. Desde a Constituição Federal de 1988, buscam-se mecanismos legais para que a população participe das decisões no âmbito público e não permaneçam à margem das suas garantias e direitos. A gestão democrática e participativa da cidade é explicitada no texto da Constituição, do Estatuto da Cidade e, também, no Plano Diretor Urbano – PDU. Entretanto, constar no texto legal, não garante efetivamente a participação da população, nem sequer a democratização do espaço urbano. Desde o primeiro PDU, criado em 1976, até o atual, homologado em 2006, existem discrepâncias no tratamento à população que compõem o espaço urbano de Vitória da Conquista, município situado no Centro Sul da Bahia. As diretrizes ressaltam a dicotomia social e econômica, atribuindo atendimento desigual às demandas das áreas do espaço urbano. Em detrimento de uma grande parte da população urbana, uma pequena área concentra a maior parcela do investimento público, uma alusão de que há progresso social e continuo para toda a cidade. A imagem de crescimento social e econômico democrático é descompassada observando o espaço urbano como todo.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a) Autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite la divulgación del trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de un libro), indicando que fue publicado originalmente en esta revista, con el enlace del artículo.