A Legislação Urbanística e os Edifícios Residenciais Privados Modernos no Centro da Cidade de São Paulo entre 1927 e 1957.

Autores

  • Larissa Cataldi Cipolla

Palavras-chave:

town planning legislation, modern architecture, urban drawing, legislação urbanística, desenho urbano e arquitetura moderna.

Resumo

A pesquisa analisa o papel das transformações da legislação urbanística do município de São Paulo na definição dos edifícios residenciais privados modernos, no período de 1927 até 1957, na região central da cidade. O estudo é realizado a partir de três parâmetros de conceituação e análise, a saber: 1) Estudo do desenvolvimento da arquitetura habitacional moderna vertical e privada e da legislação urbanística da área central do município de São Paulo no período de 1927 a 1957; 2) Avaliação volumétrica de 14 edifícios residenciais selecionados para o período, considerando: os limites legais da área da construção, os recuos, os gabaritos, o desenho urbano, a tipologia arquitetônica, bem como a implantação urbana; 3) Interpretação dos condicionamentos das relações entre as mudanças na legislação urbanística e o desenvolvimento do projeto dos 14 edifícios referenciais, avaliando sua implantação urbana e urbanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-04-22

Como Citar

CIPOLLA, L. C. A Legislação Urbanística e os Edifícios Residenciais Privados Modernos no Centro da Cidade de São Paulo entre 1927 e 1957. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 2, 2012. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/6059. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Teses e Dissertações