Formação do Corredor Urbano Campinas-Sorocaba: Reconcentração Produtiva e Estruturação do Território

Autores

  • Wilson Ribeiro dos Santos
  • Anderson Dias de Almeida Proença PUC - POSURB; Campinas; São Paulo; Brasil;

Palavras-chave:

Corredores urbanos, Região Metropolitana de Campinas, Região Metropolitana de Sorocaba

Resumo

Este artigo procura discutir a formação de articulações urbanas inter-regionais que se constituem em expressões da urbanização contemporânea, utilizando como objeto de estudo a configuração de um “corredor urbano” entre as regiões metropolitanas de Campinas e Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo, Brasil. Parte-se do entendimento que este é um fenômeno urbano estruturado pela racionalidade econômica dominante. A formação deste corredor urbano está relacionada aos movimentos de desconcentração e reconcentração seletiva da atividade industrial, que propiciaram a especialização e concentração de atividades de alta tecnologia. Há a formação de um continuum urbano entre essas duas regiões metropolitanas, tendendo a configurar uma conurbação  urbana linear entre os cinco municípios ao longo da rodovia Santos Dumont. Novas tipologias marcam a ocupação do território, com destaque para as plataformas logísticas e as indústrias de alta tecnologia, atraídas pela acessibilidade proporcionada pela rodovia, e pela proximidade do aeroporto de Viracopos e do maior mercado consumidor da América do Sul, a Grande São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Ribeiro dos Santos

Arquiteto Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Coordenador atual do Programa de Pós Graduação em Urbanismo (POSURB PUC-Campinas). Ex-diretor e docente da FAU PUC-Campinas. Líder do Grupo de Pesquisa Requalificação Urbana do CEATEC PUC-Campinas atuando nos seguintes temas: requalificação urbana, sistema de espaços livres, estudos da metrópole, projetos urbanos em áreas centrais e ensino de arquitetura e urbanismo. Endereço para acessar o Lattes: http://lattes.cnpq.br/2818200603054621

Anderson Dias de Almeida Proença, PUC - POSURB; Campinas; São Paulo; Brasil;

Mestrando em arquitetura e urbanismo no Programa
de Pós Graduação em Urbanismo da PUC - POSURB; Campinas; São Paulo; Brasil;

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

SANTOS, W. R. dos; PROENÇA, A. D. de A. Formação do Corredor Urbano Campinas-Sorocaba: Reconcentração Produtiva e Estruturação do Território. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 20, 2015. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/SANTOS.2014.1. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos