Maquetes de Papelão no Estudo de Forma, Espaço e Luz: Exercício Estruturado Aplicado em Projeto de Arquitetura do Primeiro Ano

Autores

  • Rita Miréle Patron Universidade Positivo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Gisele Pinna Braga Universidade Positivo
  • Marina Oba Universidade Federal do paraná

Palavras-chave:

Maquetes, papelão, exercício, projeto, arquitetura

Resumo

A prática do ensino de projeto requer reflexões constantes, que apontem caminhos para potencializar o aprendizado e construir o pensar arquitetônico. O presente artigo descreve a experiência de aplicação de um exercício aos alunos de Projeto de Arquitetura I do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo, com o objetivo de apresentar fundamentos arquitetônicos antes do primeiro contato do estudante com o projeto arquitetônico. A atividade compreende o uso de modelos em papelão para experimentação e criação de formas tridimensionais, para o estudo de composição espacial, e para a percepção da luz natural em espaços internos. Este trabalho contextualiza a atividade no conjunto acadêmico, expõe a abordagem pedagógica, descreve os desafios e dinâmicas propostas e apresenta trabalhos produzidos por alunos. Finalmente, proporciona reflexões sobre a prática do ensino de projeto e possíveis aperfeiçoamentos do exercício.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Miréle Patron, Universidade Positivo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Teoria e História da Arquitetura 

Projeto de Arquitetura

Gisele Pinna Braga, Universidade Positivo

Projeto de Arquitetura

Ferramentas Digitais

Marina Oba, Universidade Federal do paraná

Projeto de Arquitetura

Downloads

Publicado

2018-07-27

Como Citar

PATRON, R. M.; BRAGA, G. P.; OBA, M. Maquetes de Papelão no Estudo de Forma, Espaço e Luz: Exercício Estruturado Aplicado em Projeto de Arquitetura do Primeiro Ano. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 18, 2018. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2018.1.Patron. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos